O primeiro tratado sobre Yoga foi descrito por Patanjali, um sábio indiano.

Patanjali, em seus aforismos, nos aponta o caminho do Yoga como um caminho profundo que passa pelas dimensões do corpo, da mente, das emoções e dos sentimentos, até chegar a transcendê-los.

Numa de suas citações encontra-se descrito que ásana se relaciona ao conceito de fazer uma postura de forma estável e confortável.

Porém como obter estabilidade quando o corpo sofre a procura do equilíbrio em um Virabhadrasana III?

t

Virabhadrásana III – Postura de um Guerreiro 3

Estar estável no Yoga é muito mais do que conseguir manter o corpo equilibrado.

Patanjali nos propõe a permanência do corpo num “assento” e que, durante essa permanência, a nossa reatividade mental e emocional possa ser observada e gradativamente reduzida.

Isso se torna possível através da diminuição da identificação entre aquele que observa e aquilo que está sendo observado.

Então, mesmo que o corpo esteja se desequilibrando ao executar um ásana, isso não significa que você não está estável, afinal, tudo depende de sua atitude interna.

Mesmo que você queira realizar o ásana com aquela estabilidade física das famosas do Instagram, aceite a dificuldade temporária do corpo, cultive uma atitude interna de aceitação.

Honre o processo, o caminho, o desequilíbrio, a conquista.

Pois apenas quando abraçamos, quando aceitamos aquilo que somos nesse agora, é que de fato estamos experimentando o ásana.

Namastê,

– Marina Sena

Yogini por dedicação, Quiropraxista por formação e Gateira de coração! Olha a vida como uma oportunidade de expressar a verdade que carrega por dentro e pratica o Yoga como a chuva que molha a terra para despertar o potencial da semente. Ministra aulas regulares de Hatha Yoga para adultos e crianças em São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>