Yoga Massagem Ayurvédica (YMA) vem sendo cada vez mais disseminada e procurada pelos adeptos de massagens com funções terapêuticas. A base da técnica está na mescla da massagem tradicional indiana a posições de yoga, com alongamentos e trações utilizando óleos vegetais e essências. Talvez esteja nessa combinação o crescente interesse que ela desperta. Progressivamente, o corpo ganha maior vitalidade, flexibilidade e equilíbrio e isso inevitavelmente ultrapassa o campo físico e chega aos campos emocional e energético.

 Os terapeutas que aplicam YMA alternam toques suaves e profundos a movimentos vigorosos de deslize com a utilização das mãos e dos pés sobre o corpo, que vai sendo conduzindo em posturas específicas do yoga. Já em uma primeira sessão, os relatos são de relaxamento profundo, alívio de tensões e aumento da energia vital.

Em um tratamento continuado, com sessões periódicas a depender de cada caso, há melhora da circulação sanguínea, aumento progressivo da flexibilidade e eliminação de pontos de estresse. Outro benefício comumente observado é a tonificação dos músculos e lubrificação das articulações.  Estar consciente da respiração, do corpo e das posturas leva também a umaconquista de equilíbrio e qualidade de vida.

 Mesmo pessoas com flexibilidade restrita ou que nunca tenham praticado yoga podem receber a Yoga Massagem Ayurvédica e se beneficiar de sua aplicação. A técnica, criada na década de 80 pela indiana Kusum Modakconta com mais de cem manobras e pode ser adaptada a cada situação, respeitando-se sempre o limite do corpo.

Fernanda Sarti

Comments