A coluna lombar é um sistema elaborado de nervos, ossos, músculos, ligamentos e outros tecidos que se juntam para criar uma das áreas mais desgastadas do corpo. Em todo o mundo, dor lombar tornou-se uma doença de proporções desconhecidas, causando um número infinitivo de desemprego e incapacidade, resultando em uma perda de bilhões a cada ano. Podendo ser aguda (curto prazo) ou cronicamente progressiva, com sintomas variando de pequenas dores a incapacidade de levantar-se e se mover.

Anatomia da área lombar

A coluna lombar tem as mesmas funções que o resto da coluna vertebral: suporte, mobilidade, conexão, equilíbrio e proteção. As diferenças estão na sua localização e tamanho. A área lombar suporta o peso da extremidade superior. As vértebras são maiores e mais grossas para ajudar a executar sua função, mas isso também pode limitar o movimento. É também uma parte integrante do núcleo.

As cinco vértebras, localizadas aproximadamente no centro do corpo. Porque elas são maiores e mais grossas do que os outros ossos da coluna vertebral, elas também são mais pesadas. Têm uma curva lordótica, que significa curva anterior ou em direção à frente, o que contrabalança a curva posterior torácica. Os discos (A cartilagem entre os ossos) são um terço da espessura dos corpos vertebrais, o que permite a mobilidade em flexão, extensão e flexão lateral; Mas a rotação é limitada devido à projeção reta, comprimento curto e propriedades volumosas dos processos espinais posteriores, juntamente com a orientação das facetas (superfícies articuladas de um processo de vértebra)

Como visto em ilustrações anteriores, o psoas também está localizado aqui, com anexos para os processos lombares laterais. Portanto, o psoas torna-se um dos principais músculos que podem afetar a condição da parte inferior das costas, bem como o posicionamento da pelve. Tanto a parte inferior da coluna vertebral e da pelve são interdependentes: elas devem estar em equilíbrio e alinhamento uns com os outros para funcionar corretamente. Qualquer incongruência afetará outras áreas, desde a coluna vertebral até os pés, e até mesmo causando tensão na mandíbula, essencialmente todo a extensão do corpo é afetado, mas especialmente a parte inferior das costas.

As causas das dores lombares podem ser difícil de determinar em cada indivíduo.

A seguir está uma lista das fontes mais comuns de dor:

  • Postura Pobre
  • Força muscular fraca (Abdominais, psoas, erectores espinhais)
  • Condições hereditárias
  • Lesão repentina
  • Problemas do disco vertebral
  • Envelhecimento
  • Estar acima do peso
  • Distúrbios Nervosos

Embora todas as idades e nacionalidades e ambos os sexos possam ser afetados, o principal grupo alvo é entre 30 e 60 anos. Muitas pesquisas têm sido feitas para explicar as razões para tal distúrbio lombar generalizado, com resultados que mostram que estilos de vida cada vez mais sedentários ou excesso de exercícios.

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais sobre posturas que ajudam a ativar e manter os psoas saudáveis.

 

Comments