Quando começamos a construir nossa base de asanas , geralmente começamos com os em pé. Os joelhos estão envolvidos em praticamente todos os asanas  e, como tal, fazem parte importante do nosso alinhamento. Qualquer movimento de torção ou alongamento pode danificar o joelho, especialmente quando realizado repetidamente durante um tempo mais longo. Portanto, é essencial para garantir que sua base seja  forte e você cuidar dos joelhos com um alinhamento adequado.

Anatomia

Ligação o fémur na tíbia, os joelhos receber uma considerável  pressão de cima e abaixo, tornando seus músculos estabilizadores e especialmente ligamentos entre as mais frequentes lesões nas praticas de asanas. Atletas, corredores, até mesmo meditadores tendem a descobrir que essas lesões nos joelhos em consequência a  sua vocação atlética ou espiritual , especialmente quando falta uma pratica equilibrada que mesmo assim o praticante ainda tem que lidar com forças consideráveis, principalmente na sustentação do peso , mas também devido as torções exercidas a partir de cima e de baixo.

Em práticas de Yoga mais vigorosas, o joelho tem de lidar com forças físicas muito poderosas. Principalmente para uma articulação conjunta capaz de extensão e flexão, com capacidade menor de rotação quando flexionada por volta dos noventa graus, movimentos bruscos ou excessivos em qualquer um desses movimentos pode romper um dos ligamentos de suporte ou a cartilagem. Compreender e honrar os joelhos é uma das chaves para guiar a prática de yoga sustentável. Vamos dar uma olhada mais de perto no joelho, que é na verdade são duas articulações juntas:

  • a articulação femorotibial, que liga o fêmur e a tíbia;
  • da articulação femoropatelar, onde a patela está dentro do músculo da coxa anterior e um encaixe que desliza através da parte da frente do fémur.

O fêmur distal e a tíbia proximal são expandidos para côndilos que aumentam a capacidade para suportar nosso peso e oferece maiores pontos de fixação para suportar ligamentos. A forma convexa dos côndilos femorais articula com os côncavos côndilos tibiais . A articulação é amortecida pela cartilagem articular que cobre as extremidades da tíbia e do fémur, bem como o lado de baixo da rótula. O menisco medial e menisco lateral são como almofadas em forma de C que ficam intra-articulares feitas de fibrocartilagem que amortecem ainda mais a articulação, funcionando como amortecedores entre os ossos e previnem os ossos de fricção uns aos outros. Rupturas no menisco medial são comuns na pratica do Yoga, se originalmente ferido durante um asana como Padmasana ou outros onde a uso excessivo de força na rotação na articulação do quadril pode transferir tensão para o joelho . Com pouca ou sem fornecimento de sangue, os meniscos curam lentamente. Um conjunto de ligamentos, todos os quais estão totalmente esticados quando o joelho é estendido (perna reta), ajuda a estabilizar o joelho. Quando o joelho é flexionado, a ligamentos são suavizados (encurtado), que permite a rotação em asanas como o Lotus.

Os ligamentos colaterais medial e lateral (LMC e LCL) correm ao longo das laterais do joelho e limitam o movimento lateral. O LMC , que se prolonga verticalmente a partir do fémur para a tíbia, protege o lado medial o joelho de ser dobrado por forças aplicadas no exterior do joelho, tal como quando uma pessoa pressiona para baixo no lado de fora do joelho da perna de trás no asana da ponte. O LCL protege face lateral de forças de flexão para dentro, por exemplo, quando um praticante inadequadamente coloca o calcanhar do pé direito contra o interior do joelho esquerdo no asana da arvore .

Joelhos

Articulação do Joelho. (Vista Frontal)

 

Dentro da articulação do joelho existem dois ligamentos cruzados. O ligamento cruzado anterior que liga o tíbia ao fémur no centro do joelho. Sua função é limitar a rotação e movimento para a frente da tíbia e do distanciamento do fémur; sem ela, o fêmur se deslizaria para a frente fora do joelho. O ligamento cruzado posterior, localizado logo atrás da do cruzado anterior , limita hiperextensão excessiva (movimento para trás) da articulação do joelho. Contusões nesse  ligamento são raras, especialmente no Yoga, onde não há asanas que colocam grande força neste  ligamento. O ligamento da patela é às vezes chamado de tendão patelar, porque não há definitiva separação entre o tendão do quadríceps, que rodeia a patela e a zona de ligação do patela à tíbia. Este ligamento muito forte ajuda a dar a patela uma alavancagem mecânica.

Os músculos agindo sob os joelhos – abdutores (principalmente os glúteos e tensor da fáscia lata, agem através da sua ligação à banda iliotibial), adutores (principalmente o gracilis), o quadríceps (por extensão), os isquiotibiais (para flexão) e sartório (o sinérgico em flexão e rotação lateral) -ajudam os ligamentos na estabilização dos joelhos nas contratações de suas diversas origens na frente, para trás e na parte inferior da pelve. O glúteo e tensor da fáscia lata anexam na banda iliotibial, que por sua vez anexa ao côndilo lateral da tíbia abaixo do joelho, contribuindo para a estabilidade lateral. O lado medial do joelho é dado estabilidade mais equilibrada através das ações do gracilis, sartório, e o semitendinoso (um dos isquiotibiais), como eles puxam para cima e do seus anexos na tíbia medial logo abaixo do joelho: gracilis do ramo do púbis na parte inferior da pelve, o Sartorius (a maior músculo do corpo) desde a sua origem na coluna ilíaca anterior -superior , e o semitendinoso que funciona na parte de trás da perna até suas origens na tuberosidade isquiática (mais comumente conhecidos como os ísquios). Estes estabilizadores mediais e laterais também desempenhar um papel pequeno na rotação de tíbia sobre o fêmur quando o joelho é flexionado e o pé atraído para o quadril.

Musculos-em-Acao-Coxa-MPCS

Adutores

Adutor Magno: A maior adutor, que ajuda a manter os joelhos nos braços ou ombros em Bakasana; ajuda a estender o fêmur em retroflexões; limita a abertura em Hanumanasana e ajuda a estimular Mula Bandha

 

Enquanto provendo estabilidade ao joelho, os quadríceps e isquiotibiais são os músculos mais poderosos envolvidos na extensão e flexão do joelho. O músculo mais potente do corpo, os quadríceps (assim chamado em latim por suas origens “quatro cabeças”) tem apenas um pé como as quatro partes se combinam para formar o tendão dos quadríceps , que se estendem através da parte dianteira do joelho para se tornar o tendão patelar e sua inserções é na extremidade proximal da rótula, que depois transfere a sua ação através do tendão patelar à tíbia. Três dos quatro vasto, vasto lateral e vasto intermédio-se originam do eixo femoral, enquanto o reto femoral surge a partir da parte frontal superior da pélvis, dando ao reto femoral um papel importante  na flexão do quadril , bem como na extensão do joelho. Esta ação combinada podem ser observadas no asanas envolvido em Utthita Hasta Padangusthasana.

Seu poder coletivo na extensão do joelho é aumentada através da estrutura fulcro da patela. Sua contração concêntrica ou isométrica estende ou segura o joelho em extensão para alongar os isquiotibiais em uma variedade de asanas em pé e sentados e contribui para o levantamento do corpo através de contração excêntrica nas retroflexões como Setu Bandha Sarvangasana e Urdhva Dhanurasana.

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