Mais conhecido como postura do gato, esse ásana é excelente para dar início à prática, já que movimenta a coluna nas duas direções, preparando o corpo para os próximos ásanas.

Começamos na postura de quatro apoios, alinhando os pulsos com os ombros e os joelhos com o quadril, olhando para o solo, no espaço entre as mãos. Ao inspirar curvamos a coluna, levando o cóccix na direção do teto, e fazendo o movimento de abertura de tórax, olhando para frente. Devemos tomar cuidado para não elevar a cabeça demasiadamente, preservando os discos de nossa coluna cervical. Ao expirar, faremos o movimento contrário com a coluna vertebral, levando o cóccix na direção do solo e o queixo junto às clavículas. Feche os olhos, repita o movimento juntamente com a respiração quantas vezes for necessário e perceba o movimento do seu corpo.

Benefícios:
– Massagem na coluna vertebral, relaxando a cadeia de nervos que corre paralela à coluna;
– Massagem nos órgãos do abdômen;
– Ajuda a estabilizar o ritmo da respiração;
– Aumenta a flexibilidade de pescoço, ombros e coluna;
– Melhora o movimento articular e fortalece o músculos dos braços, pulsos e mãos ;
– Durante o período menstrual traz alivio para as cólicas;
– É benéfico para gestantes, para que o bebê tome a sua posição ideal para o parto.

Embora seja um conjunto de ásanas de fácil execução, pode trazer incômodo nos pulsos, ou qualquer outra parte do corpo, que deverá ser supervisionada por um professor. A descrição acima tem o intuito de aprimorar a técnica do praticante e não substitui a presença de um professor.

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