O Vinyasa é um clássico fluxo de posturas – Expirando você abaixa em Chaturanga, inspirando para o cão olhando para cima e expirando o praticante impulsiona para o cão olhando para baixo. É uma ótima forma de junta outros fluxos e de aquecimento.

Para muitas pessoas que conhecem os benefícios do Vinyasa ,não praticar todos os dias é como não beber água. Abaixo segue alguns desses benefícios:

chaturanga-pose-ssAumento da força nas costas, tronco, pernas e braços

Sim, em todo o corpo. Este pequeno fluxo (Flow) vai ativar costas, braços de maneira que empurramos e seguramos no corpo em relação ao chão. Irá contrair ativando seu tronco durante o Chaturanga e ao transitar de uma postura para outra. As pernas ficam em trabalho o tempo inteiro. Se você conhece algum praticante de Ashtanga Yoga, você sabe o que eu estou falando.

Ajuda a Conectar os Movimentos com a Respiração

A junção das posturas com a respiração é um das mais importantes uniões que podem ser feitas na prática do Yoga.  Tecnicamente falando Yoga asanas e respiração sempre devem estar amarados e isso é algo que leva algum tempo de prática. O fluxo (flow)  é tão conectado com a respiração que praticando regularmente você pode “fundir” com o seu corpo/mente a habilidade de conectar os movimentos com a respiração. Os movimentos nesse flow são básicos facilitando para o praticante conectar conscientemente os movimentos com a respiração.

Aumenta a Flexibilidade na Parte da Frente do CorpoUpward Dog

A repetição do cão olhando para cima é a melhor forma de ajudar abrir a parte da frente do corpo. A abertura dos quadris e ombros nesta postura corrige a famosa “corcunda” que as pessoas que ficam sentadas tem. Se analisar um pouco, a postura do cão olhando para cima coloca nosso corpo na posição contrária ao da “corcunda’ e é extremamente benéfica.  Essa postura também ajuda a atingir e abrir as energias sutis do nosso corpo – Abrindo o peito para mais oxigênio e coração para mais amor.

Abre a Parte de Trás do Corpo

downloadFluindo do cão olhando para cima para … baixo por várias vezes durante a prática, alonga a coluna e os músculo dos glúteos até os calcanhares. Abrir a parte de trás do corpo significa não ter dores na coluna por ter os músculos soltos e elásticos. Esse pequeno fluxo (flow) também é como mini-inversão que aumenta a circulação do sangue no cérebro, ajuda a melhorar a digestão e tira a pressão sobre o sistema digestivo.

Introduz a Qualidade Meditativa do Yoga

As repetições ritmadas da inspiração e expiração nos movimentos é de enorme ajuda para tirar a mente do estado de estresse para uma calma e quieta meditação. Vinyasa vai proporcionar um lugar e tempo para somente respirar, mover e ficar quieto. Os movimentos e respirações são facies e a prática repetitiva ajuda a entrar num estado meditativo.

Comments