Os benefícios essenciais que a prática regular de asana, pranayama e meditação podem levar para aqueles de nós preocupados com um bom envelhecimento. Alguns dos benefícios mais óbvios incluem flexibilidade melhora da mobilidade de músculos e articulações, mais força e equilíbrio. Mas outro resultado que requerem uma combinação dos três benefícios anteriores é a agilidade. Fazendo referencia principalmente à agilidade física, a experiência também aponta para uma melhor agilidade mental como um beneficio adicional da prática regular.

Então, o que significa “agilidade”? Bem, além de flexibilidade, mobilidade, força e equilíbrio, segue a explicação:

“Agilidade é a capacidade de mudar a posição do corpo de forma eficiente, e requer a integração de habilidades de movimentos isolados usando uma combinação de equilíbrio, coordenação, velocidade, reflexos, força e resistência.

Para conseguir isso você precisa de uma combinação de:

Equilíbrio – a capacidade de manter o equilíbrio quando está parado ou em movimento (ou seja, não cair) através das ações coordenadas de nossas funções sensoriais (olhos, ouvidos e órgãos proprioceptivos em nossas articulações);

Equilíbrio estático – a capacidade de reter o centro de massa acima da base do suporte numa posição estática;

Equilíbrio dinâmico – a capacidade de manter o equilíbrio com o movimento do corpo;

Velocidade – a capacidade de mover todo ou parte do corpo rapidamente;

Força – a capacidade de um músculo ou grupo muscular para superar uma resistência;

Coordenação – a capacidade de controlar o movimento do corpo em cooperação com as funções sensoriais do corpo (por exemplo, a captura de uma bola [bola, mão e olho coordenação]) “

Quando lemos esta definição e associamos com as maravilhosas práticas de Yoga suportam a nossa capacidade de melhorar a agilidade. Com uma boa mistura de práticas de Yoga realizadas de forma dinâmica, estamos cultivando o equilíbrio e reduzindo a chance de quedas, o que, como muitos de vocês podem saber, são a principal causa de morbidade (maior chance de doença) e mortalidade nos idosos. E ao aprender novas sequências de posturas, especialmente dinâmicas, como nas práticas vinyasa, sua coordenação é desafiada e melhorada. Fazer pequenas mudanças nas sequências de saudação ao sol e lua para continuar a desafiar e ficar atento. E se isso se traduz em ser capaz de andar rapidamente entre uma multidão ou manter seu equilíbrio parado no ônibus agitado, agilidade significa ter uma ótima ferramenta para viver uma vida equilibrada. E o Yoga leva você ate essa vida!

Pronto para Começar?

Você pode fazer o seguinte:
Trabalhe diariamente em algumas posturas balanceamento, segue uma pratica para buscarmos esse objetivo:

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Boa Pratica 02 - Yogui Agil - www.boayoga.com.br(59 downloads)

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