Quando o nosso cérebro não tem uma imagem clara de uma determinada área do nosso corpo, ele não compreende todas as possibilidades em termos de movimento da região desconhecida e como mediada de proteção cria rigidez, dor ou desconforto nessa região.

Para ilustrar esse limitação do cérebro, pense na coluna  composta de aproximadamente 75 articulações individuais, que foram projetadas para o movimento. Especificamente sua curva interna (lordose)na região lombar e todo o mito em movimentar essa região, muitos pensam que a lombar tem que ser rígidas e no caso de dor, mais condicionamento nessa região.

Se não movimentarmos estas articulações através em suas amplitudes totais do movimento, como na flexão lombar, não estimularemos as muitas terminações sensoriais que atravessam essa região, levando e trazendo informações  para o cérebro sobre onde e como nosso corpo está posicionado no espaço.

Em vez de medo e receio dos movimentos, uma mentalidade de confiar na resistência e força  da coluna explorando formas inteligentes e progressivas de movimento, em todas as direções para que nosso cérebro saiba se conecta melhor com  nosso corpo e decidir se esses movimentos são bons ou ruins.

Comments