Pessoas às vezes perguntam o que me levou a analisar os asanas de uma perspectiva biomecânica. Bem, eu sou de uma mente curiosa, e eu gostaria de saber a base científica . Quando comecei a praticar Yoga , não era tão acessível como é agora. Eu viajava muito longe para ter aulas onde quer que eu podia. Durante esse processo, eu notei que as instruções de como executar um asana parecia variar entre professores e até contraditórias. Às vezes,  dois instrutores estavam “certos”, mas por razões diferentes, o que era confuso para eu também. Por tudo isso, eu conheci alguns professores excelentes e apreciei a experiência da expansão do Yoga em todo o mundo.

Quando comecei a desenvolver minha própria prática, encontrei a necessidade de memorizar inúmeros detalhes de cada postura, a fim de fazer os asanas “corretamente”. Então eu explorei o outro lado da moeda que defende a aplicação de um conjunto global de princípios de alinhamento para todas as posturas. Minha experiência foi que estes princípios eram tão globais que tinham pouco significado para minha  prática dos asanas individualmente ,especialmente as assimétricas (ou seja, a maioria das posturas). Acabei tendo de memorizar inúmeros detalhes sobre a forma de aplicar estes princípios “globais” para cada postura individual . Em outras palavras, eu estava de volta à estaca zero.

O tempo todo, eu questionava : “Se o quadril de trás está ampliando na postura do guerreiro I, porque não basta dizer,” estender o quadril para trás? “Ou melhor ainda:” Envolver as nádegas para estender o quadril para trás “(envolver as nádegas estende automaticamente o quadril). Eu procurava uma maneira mais direta e eficiente de aprender e ensinar a arte-uma abordagem sistemática para a aplicação de princípios científicos gerais a cada asana. Isso difere de uma abordagem individual para cada asana ou uma abordagem global para todos eles.

Então, comecei  analisar as posições que envolvia as articulações maiores nas posturas; quadris, joelhos, ombros e cotovelos, etc .Quando entendi a forma geral do asana, mudei meu foco para as articulações e os músculos individuais que produziam as posturas . Por exemplo, se os quadris foram estendidos, então eu intencionalmente envolvia os glúteos; se os cotovelos estavam retos, então eu contraí meus tríceps, e assim por diante. Este é o foco-chave sobre o que as articulações maiores e seus músculos estão fazendo e os asanas surgiam. Em uma postura como Janu Sirsasana isso pode ser tão direto como envolver os quadríceps do joelho direito e os isquiotibiais da perna dobrada.

E eis, minhas posturas melhoraram, aumentando os efeitos da minha prática e especialmente Savasana. Esta abordagem direta foi uma revelação, porque ela me salvou de ter de memorizar dicas de alinhamento inumeráveis ​​as posturas individuais. Eu simplesmente comecei envolver os músculos que criaram a forma do asana e descobriram que os ossos alinhados automaticamente. Isso funciona porque as ligações musculares (as origens e inserções) evoluíram para mover as juntas perfeitamente. Dito de outra forma, o corpo é feito para Yoga e Yoga para o corpo.

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do Yoga…

Namasté

Traço Editora e Bandha Yoga

 

 

Um comentário

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