No artigo Aliviando as Costas Utilizando Abdômen, ilustramos como engajar os abdominais para relaxa os músculos das costas e fornecer suporte para a região lombar em Padahastasana. Isto pode ajudar a evitar uma sensação de tensão muscular na região lombar em posturas com curva para a frente. Neste artigo vamos mostrar como os isquiotibiais podem afetar a parte inferior das costas. Esta semana nós Ilustraremos como usar um arco de reflexo medular para ganhar comprimento nestes mesmos músculos.

isquiotibiais, Padahastasana

Padahastasana: isquiotibiais liberando a pélvis para inclinar para a frente com o movimento acoplado da coluna vertebral no sentido extensão (flexionando menos).

 

Os isquiotibiais são formados por três músculos distintos — o semimembranoso, semitendinosis e bíceps femoral. O bíceps tem uma cabeça longa e curta. A cabeça longa do bíceps, semitendinosis e semimembranoso se originam na tuberosidade isquial (ossos do sentar). A cabeça curta do bíceps se origina na parte de trás do fêmur (osso da coxa). O semimembranáceo e semitendíneo inserem-se no interior da tíbia (perna). As duas cabeças do bíceps juntam em um tendão que se insere na cabeça da fíbula na parte externa do joelho. A principal ação dos isquiotibiais é flexionar o joelho. Ações secundárias incluem rotação do joelho e estendero quadril.

isquiotibiais curtos

Padahastasana: isquiotibiais curtos projetando apelve em retroversão e movimento acoplado com a coluna vertebral em flexão.

 

Isquiotibiais curtos podem produzir uma tração sobre a tuberosidade isquial. Isso trás a pelve em retroversão, inclinando-a de volta. Articulações adjacentes mexem no que é conhecido  “acoplada”. Quando a pelve se inclina de volta, vértebras lombares flexionam para a frente. O que isto significa é, se os isquiotibiais estão curtos e vamos dobrar para a frente em Padahastasana, mais a flexão vem da coluna lombar. Isto não é o ideal, podendo esticar os ligamentos que rodeiam os corpos vertebrais e também exacerbam abaulamento dos discos intervertebrais. Por isso, alongamento da isquiotibiais podem ser a chave para praticar com segurança curvas para a frente.

Coluna lombar em hiperflexão ilustrando o abaulamento discos.

Coluna lombar em hiperflexão ilustrando o abaulamento discos.

 

Isquiotibiais relaxados permitem a pélvis inclinar para a frente. A coluna lombar, em seguida, ajusta com este movimento, movendo-se no sentido da extensão. Isso ajuda a tirar a tensão dos ligamentos e discos.Consulte as ilustrações aqui para ver este conceito em ação.

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais sobre como combinar a ciência ocidental com a arte do Yoga…

Namasté

Traço Editora e Bandha Yoga

Ray Long, MD FRCSC é um certificado membro do conselho de cirurgia ortopédica e criador do Bandha Yoga. Ele é graduado na University of Michigan Medical School e pós-graduado Cornell University, McGill University, The University of Montreal, and Florida Orthopedic Institute. Representando pela Traço Editora no Brasil – http://www.tracoeditora.com/

Comments