Todos sabemos que a meditação faz muito bem e das maravilhas que faz para mente, corpo e espírito, mas muitas vezes ficamos apenas no desejo de meditar todos os dias e quando começamos logo abandonamos por meses e meditamos sobre o pensamento –  “Eu deveria realmente meditar um dias desses “, levando nossa auto-estima lá em baixo.

Uma coisa é certa, incorporar a meditação vai realmente trazer paz para você e é hora de começar a introduzir essa prática na sua rotina e deixar a procrastinação de lado. Existem inúmeros livros e videos sobre meditação e provavelmente você já deve ter ligo algum, caso não tenha lido, segue a nossa dica – Meditação dos Yoguis.

Tanto para o iniciante quanto para a yogui que já conhece técnicas de meditação, o importante é se desfazer da imagem que temos da meditação, de um senhor com os olhos meio fechados em um árduo esforço para meditar, algo que parece mais duro que nosso próprio trabalho.

Eu acredito que você realmente quer praticar e colher os benefícios da meditação, não para falar para seu amigo, mas para encontrar um centro dentro de você, onde todos os dias você pode descansar sua mente nesse lugar mas que falta encontrar a maneira correta de meditar.

Aqui estão algumas dicas para começar sua meditação de um jeito mais leve e divertido:

Respire fundo contanto

Esta é uma técnica de meditação complexa! Respire e conte cada uma até 100 e não se preocupe com os pensamentos, eles irão se desfazer durante a contagem. É revolucionário e funciona para muitas pessoas. Isso dá ao cérebro uma rota de fuga dos pensamentos e com a prática, você vai conseguir cessar os pensamentos sem contar.

Medite com auxilio do Despertador.

Se a contagem não funcionou para você, ajuste seu despertador por cinco minutos. Então medite até que o alarme dispare. Dessa forma, você não tem que saber quanto tempo já se passou .

Esteja confortável.

Olhe a sua volta para coisas que incomodam sua meditação, o que lhe impede de praticar. Com certeza você vai perceber que certas coisas são desconfortáveis. Se sentar de pernas cruzadas em lótus lhe causa desconforto, mude a postura. Procure uma cadeira confortável ou deitada no chão sobre um leve sol , encostada contra uma parede. O que parece confortável para você pode levar a uma experiencia muito melhor na sua meditação.

A lição aqui é: Meditar não é um exercício de sentir-se desconfortável. É um lugar de descanso, quietude e conforto. Portanto, confortável.

Criei um Ambiente para Evolução.

Quando precisamos realmente meditar e não existi muito tempo em nossas agendas, criei um pequeno momento e respire por 1 minuto mas com concentração e bem fundo, expire e inspire com uma intenção ao invés de começar com 30 minutos sem intenção. Comece pequeno e pavimente sua evolução num solido caminho.

 

Faça dela uma recompensa.

Meditação deve ser divertida e fácil, e deve trazer o bem para você, ao invés de chata e dolorosa. Trabalhar nos aspectos da meditação que torna  realmente útil para você. Esqueça o conceito – “Eu deveria meditar porque todo mundo diz que faz bem” e abrase a viajem para encontrar motivação para querer praticar.

Independente do método que você escolheu – Contar as Respirações ou marcar 5 ou 10 minutos no relógio. Lembre-se que o começo pode ser chato mas do meio para o fim você vai sentir a recompensa de ter separada uma parte do seu dia para conectar com você mesmo, sem os ruídos do mundo exterior.

Use a ajuda quando você precisar.

Quando preciso de ajuda extra na meditação, use músicas ou meditação guiada, no youtube existem inúmeras opções de graça.

Experimente diferentes livros, guias e técnicas de meditação e veja o que funciona para você. E o que funciona para você, faça daquela a sabedoria em sua vida.

A lição aqui é: Não pense que você tem que caminhar sozinho. Tudo é mais fácil com um pouco de apoio.

E acima de tudo …

Lembre-se que a razão pela qual você não está meditando agora não é porque você é preguiçoso. É porque você ainda não encontrou uma maneira de meditar para você que seja divertida, fácil e confortável para você. Encontre o caminho que lhe sirva, e você irá notar como é muito mais fácil que você imaginava.

Remova as partes que não lhe serve da meditação. Experimente todas as maneiras diferentes que você pode torná-la agradável.

Comments