Raga é a espinha dorsal da Música Clássica Indiana. A palavra raga vem da palavra sânscrita “Rani” que significa deleite que nos faz feliz e satisfaz. Faz-se necessário esclarecer que os ragas não têm a necessidade de evocar qualidades auspiciosas. Os ragas podem produzir variados sentimentos, como: shanti (serenidade, paz), Shrungar (sensualidade), Bhakti (devoção), Veer (bravura).
Raga não é uma escala, nem tampouco um modo. No entanto, pode ser considerada uma forma melódica científica, precisa, sutil e estética, com seus movimentos ascendentes e descendentes – com oitavas ou séries de cinco ou seis notas. A omissão da dissonância ou a ênfase de uma nota em particular, ou a transição de uma nota para a outra, e o uso de microtons junto a outras sutilezas, distinguem uma Raga de outra.
As ragas possuem seus próprios estados de espírito, como: tranquilidade, devoção, solitude, dor, heroísmo, etc. Cada Raga é associada a um sentimento, horário particular do dia ou a uma estação do ano.
Improvisação é a característica essencial da música indiana, dependendo diretamente da imaginação e da criatividade do artista que explora sua natureza – conseguindo transmitir esse estado àqueles que escutam a raga.
Cada estrutura melódica da raga tem algo que evoca a personalidade predominante contida em sua essência. Inicialmente os escritores indianos de música trazem a idéia que a raga é dotada de pequenas divindades, cujos nomes derivam de diferentes fontes, que frequentemente indicam a origem ou a associa às suas qualidades. Musicalmente teorizando as ragas, podemos descrevê-la como uma pequena formula, que permite ao artista visualizar sua personalidade essencial durante uma meditação – desenvolvida através da sua performance.
Temos 3 tipos de Ragas:
  1.  Shuddha Raag : Representa a forma original, com notas naturais – que não podem ser alteradas.
  2. Chhayalag Raag : Possuem notas naturais que podem ou não ser alteradas. Sua forma pode ser diferente tanto na ascendência (notas naturais) quanto na descendência (com notas alteradas).
  3. Sankeerna Raag : A melodia que é a combinação de duas ou mais ragas.
Termos que descrevem as propriedades da Raga

Vaadi : A nota predominante na raga, a qual é enfatizada durante sua execução.

Samvaadi : A segunda nota mais importante ao tocar uma raga. Usada menos que o Vaadi, contudo, mais que as outras notas da raga.

Anuvaadi : As demais notas da raga (que não sejam o vadi e o samvadi).

Vivadi : O significado de vivadi é “aquele que produz dissonância”, a nota que não está presente na raga. Contudo, o “vivadi swar” é utilizado em uma raga por músicos aptos a aumentar a beleza da raga. Isto é utilizado raramente. Um bom exemplo disso é o uso do Tivra Ma (nota Ma alterada) na raga Bihag – é considerado um vivadi, desempenhando um aspecto importante na raga Bihag

Aaroha : Notas Ascendentes. São as notas tocadas em uma sequência aguda.
Exemplo: Sa, Re, Ga, Ma, Pa, Dha, Ni.

Avaroha : Notas Descendentes. Uma sequencia tocada no sentido grave.
Examplo : Ni, Dha, Pa, Ma, Ga, Re, Sa

Pakad : Um pequeno grupo melódico que descreve a identidade da raga.

Jaati: Dá o numero de notas do Aaroha assim como do Aavaroha da raga. Audav tem 5 notas. Shadav tem 6 notas e Sampoorna tem 7 notas. Assim temos 9 jaatis baseados em audav, shadav, sampoorna e Aaroha e Aavaroha.
Thaat : É o sistema que classifica os diferentes grupos de notas ou escalas que produzem as ragas. Temos classificados 10 thaats principais na musica clássica hindustani.
Samay : Cada raga tem um horário específico para ser tocada. Isto porque sua melodia terá um efeito particular naquele horário gerando um estado de espírito.

Ras : A sensação que cada raga evoca, que depende do seu desenho melódico.

Termos musicais em relação aos estilos vocais de raga.

Sthayee : A primeira parte da composição. Tocada sobretudo nas notas graves e médias.

Antaraa : Segunda parte da composição. Tocada nas notas médias e agudas.

Mukhadaa : A primeira linha da composição

 

DevaMantraCD

Clique para saber um pouco mais sobre Sandro Shankara ou entre e curta minha fan page no facebook para ficar atualizado sobre eventos, kirtans e show e claro para ouvir minhas musicas no soundcloud.

Comments