Belur Krishnamachar Sundararaja (BKS) Iyengar nasceu em 1918 em uma situação difícil. Sua família era pobre,  em fuga da pandemia de gripe que havia varrido toda a Índia e tratamento adequado era uma opção apenas para os ricos. Ao longo de sua infância, ele sofria de desnutrição geral, bem como  tuberculose,  malária e febre tifoide. Seu pai morreu quando ele tinha nove anos de idade, levando-o para viver com seu irmão em Bangalore. Em 1932, ele foi convidado por sua irmã para morar com ela e seu marido, Tirumalai Krishnamacharya, em Mysore, onde Krishnamacharya ensinou yoga no palácio local. Iyengar nunca descreve o conteúdo específico do que a prática por escrito. No entanto, um noticiário publicado no site do YouTube em 2006 mostrou Iyengar e Krishnamacharya em 1938 fazendo o que parece ser parte da terceira série do Ashtanga Vinyasa Yoga . Depois de cinco anos de estudo yoga com Krishnamacharya e mostrando melhora na sua saúde, Krishnamacharya pediu Iyengar para ir para Pune ensinar.

Nos primeiros anos de seu ensino, Iyengar foi muitas vezes menos proficientes em asana de que seus alunos. Em uma prática que ele descreve como tendo técnica incorreta, ele tinha i muitas vezes dor. Ele começou a experimentar com os vários suportes e modificações onde no futuro seu método for reconhecido. Com a publicação a Luz do Yoga em 1966 (com um prefácio escrito por Yehudi Menuhin), com instruções precisas dos asanas, incluindo o alinhamento muito específico em cada postura, começou a mudar a prática de Hatha yoga em todo o mundo.

Embora com raízes no Yoga Sutras de Patanjali, Iyengar inovou em sua prática e ensino da asana. Sua abordagem para a prática é dada explicação mais refinada em suas últimas escritas.

Ao explicar seu foco em práticas físicas, Iyengar faz referência ao Kathopanishad, um dos Upanishads escrito por volta de 300 A.C que compara o corpo a uma carruagem, os sentidos para os cavalos que puxam, a mente como as rédeas, o intelecto como o condutor do carro e a alma para o mestre do próprio carro. Tudo deve estar funcionando bem para o carro para avançar. Com muitas abordagens do yoga desprezando o corpo, Iyengar (2001, 16) afirma seu compromisso com todos os oito membros do ashtanga yoga de Patanjali, incluindo asana.

Ao invés de uma medida servir para todos, ele enfatiza, “asanas atender às necessidades de cada indivíduo de acordo com a sua constituição específica e condição física.” Indo além do conceito de uma “postura”, Iyengar (2001, 17 ) salienta “um asana é alcançado quando todas as partes do corpo estão posicionados corretamente, com plena consciência e inteligência”, com os benefícios do asana vindo quando “você está absolutamente confortável na postura final.” A idéia da “postura perfeita “que opera durante todo escritos e ensinamentos de Iyengar. Em sua tradução do Yoga Sutras II.27 (1993), ele escreve: “Perfeição em um asana é alcançado quando o esforço para alcançá-lo torna-se fácil, eo infinito sendo dentro é atingido.” Deve-se notar que nenhuma outra publicação na linhagem Krishnamacharya incluindo-Sutra, como seu sobrinho Desikachar-usar o termo perfeição.

Em contraste com o caminho Ashtanga Vinyasa ensinado por Krishnamacharya para Pattabhi (Iyengar e assim), em Iyengar Yoga as posturas são geralmente realizadas por um período muito mais longo. É na realização de asanas que o alinhamento é aperfeiçoada juntamente com ações enérgicas que refinam o asana.

Nos estágios iniciais da prática, Iyengar salienta apreender todo o asana, procurando assegurar a estabilidade, em vez de se perder nos detalhes mais finos. A partir desta base sólida, com o corpo sob controle, a prática deve se tornar mais reflexiva e meditativa. “Você deve se tornar consciente de seus tecidos, órgãos, pele e até mesmo células individuais. … Sua mente deve fluir junto com todas essas partes” (BKS Iyengar 2001, 43). Por fim, chega-se a uma fase de conhecimento íntimo quando “a mente deixa de ser uma entidade separada, e a inteligência e o corpo se tornam um.” Com um equilíbrio entre o movimento e resistência, a inteligência envolvida em todos os níveis, uma sensação de espaço e sutileza de percepção, o corpo simétrico, aqui está um esta em asana.

Esta abordagem é uma das prática disciplinada para o cultivo de facilidade e de saúde em um mundo estressante em que doenças e limitações físicas são muito comuns. O uso de adereços, qualquer coisa que ajuda a alongar, fortalecer, relaxar ou melhorar o alinhamento do corpo é um dos elementos mais marcantes do Iyengar yoga, habilitando os alunos a alcançar a perfeição que Iyengar define como meta nas asanas.

Experiências com paredes, cadeiras, bancos, blocos, travesseiros, cobertores e correias, Iyengar descobriu que os adereços ajudou a manter o movimento chave e ajustes do corpo. “Em última análise”, diz ele, “o Yoga com adereços cria uma sensação de paz e tranquilidade e culmina com uma nova perspectiva e uma força renovada” (BKS Iyengar 2001, 165).

Muitos estudantes e principais professores, mesmo aqueles cuja abordagem é diferente da do Iyengar, prestar homenagem a Iyengar como um mestre de Yoga. Seu legado não só fez yoga acessível a todos, independentemente das necessidades e limitações mas tem oferecido um caminho de realização consciente no coração do yoga. Embora ele é criticado por alguns por comprometer o espírito da prática espiritual em meio a detalhes técnicos, mesmo aqueles que partiram seu sistema de defendê-lo como professor profundamente espiritual e sábio. Descrevendo a sua prática com Iyengar, em 1976, Erich Schiffmann (2007, 84) enfatiza que “O ponto de tudo isso é o duro trabalho físico e muito exigente para entrar em um estado de meditação profunda. E para mim funcionou “.

Ensino Hatha yoga com o método Iyengar começa com anos de prática consistente sob a estrita orientação de um professor certificado . Para obter a certificação como um professor requer  anos de estudo em profundidade através de um instituto Iyengar autorizado ou instrutor sênior certificado. A organização Iyengar mantém uma hierarquia definida com precisão de níveis de certificação que correspondem a habilidade e conhecimento demonstrado a níveis cada vez mais complexos da prática. Nos níveis mais altos de certificação você deve ser convidado várias vezes para estudar no Instituto Iyengar em Pune, na Índia. No mesmo ao nível mais júnior de certificação Iyengar, há a certeza de que o professor tem provado a sua competência no ensino do yoga no caminho Iyengar.

 

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>