Ashtanga Yoga é uma maravilhosa prática para o corpo e a mente. É uma prática em evolução que está mudando e crescendo para atender pessoas de todas as idades e habilidades. Pelo menos esse é o seu potencial. A tradição e sua natureza mutante pode ser uma coisa difícil de conciliar.

Este problema existe em todas as tradições, por isso compreender alguns dos princípios do trabalho é importante. Na maioria das aulas de Ashtanga começamos tanto com a respiração e  vinyasa, os movimentos em saudação ao sol. Eventualmente, nós avançamos aprendendo as posturas em pé, geralmente na ordem padrão e  em seguida as posturas sentadas  um ou dois Asana de cada vez.

Em algum momento neste processo, o aluno vai ter dificuldade, física ou não  e nem precisará ser incentivado a continuar  para concentrar na técnica ou precisará ser apresentada uma alternativa  a fim de facilitar uma maior facilidade da prática.

Esta escolha básica é verdadeira para todos os treinos  seja asana, meditação ou qualquer  modalidade. Você fica  com a técnica, tradição  ou padrão  ou você varia  ? Em que ponto a variação é apropriada? Meus pensamentos sobre isso são simples – não é uma questão de saber se você deve variar a tradição (qualquer tradição)  mas quando. Em termos de evolução do desenvolvimento humano e holístico mais cedo ou mais tarde qualquer técnica ou tradição que você pode aderir torna-se limitante  e uma diminuição do seu pleno potencial. Para que você possa abraçar uma verdadeira perspectiva espiritual , você terá que ir além de um único método ou uma visão dimensional.

Uma coisa que tenho observado, dependendo de quando você aprendeu Ashtanga Yoga, você provavelmente terá uma atitude diferente quanto ao que a tradição realmente é. A maioria dos professores que aprenderam nos anos 60, 70 e 80 não ensinam como estritamente  aqueles que aprenderam a partir dos anos 90 e além. A tradição mudou, as sequências mudaram e o estilo de ensino mudou. Há boas e não tão boas razões para isso. Por exemplo, existem vantagens em fazer menos saltos do que o que é atualmente ensinado, vantagens em  alterar algumas das sequências e mudando a intensidade da prática do dia a dia. Cabe a cada um de nós descobrir quais são as vantagens e desvantagens .

Para mim, é simplesmente uma questão de tempo sobre quando é apropriado  introduzir – a Série Intermediária, por exemplo, ou uma alternativa, como Vinyasa Krama ou Yin Yoga ou meditação. Eu não costumo apresentar uma alternativa nos primeiros 6 meses. Após a fase inicial de aprendizagem é importante considerar as necessidades do aluno  em vez de seguir cegamente a tradição. É importante considerar se o padrão do Ashtanga é apropriado (e  muitas vezes pode não ser) e  em seguida  observe se você não apresenta o aluno uma alternativa por medo, rigidez ou incapacidade.

Acho curioso que sou um dos poucos professores de Ashtanga tradicional há abraçar ativamente diferentes  sequências e incentivar muitos alunos a praticá-las – sem abandonar o padrão do Ashtanga. Eu uso o sequenciamento alternativo para ajudar e melhorar a prática do Ashtanga em vez de substituí-la por completo. É tudo sobre o que é apropriado e prático em vez de um cega fé, dogma  ou apenas fazer coisas aleatórias  porque eu sinto – embora  honestamente  às vezes  este último pode ser realmente útil. Sequências alternativas podem melhorar o método Ashtanga sem alterar ou ameaçar sua forma e função.

É importante aceitar que os métodos de ensino irão variar de pessoa para pessoa – todos nós ensinamos de forma diferente com entendimento diferente sobre o que é apropriado. Por que as sequencias de Ashtanga são tratadas como  sagradas? É uma prática excelente mas apenas um sequências de Asana no final do dia. Não há nada de espiritual, santo ou sagrado sobre elas. Eu acho que ficar com uma tradição (qualquer que seja) e seguir o padrão é realmente gratificante e absolutamente adequado para a maioria dos estudantes por um período de tempo. Não para todos e definitivamente não é para sempre.

Ashtanga Vinyasa Yoga é um sistema relativamente novo, apesar de algumas opiniões contrárias. Além do fato óbvio de que as sequências foram alteradas por Pattabhi Jois ao longo dos anos (geralmente para o melhor na minha opinião) a maioria concorda que o professor T. Krishnamacharya (professor KP Jois) inventou o sistema durante seus anos no Mysore Yoga Palace – e foi influenciado pela tradição ocidental de ginástica. Eu acho isso inspirador. Ele reuniu conceitos do seu próprio fundo tradicional e fez algo novo, vibrante e útil para as pessoas em todo o mundo.

É só nos últimos anos que estamos vendo praticantes comprometidos de Ashtanga Vinyasa que têm feito isso por mais de 20 ou 30 anos. A evidência de que na verdade  funciona  particularmente no longo prazo  ainda está a emergir. O interessante é que um dos temas comuns para impedir a prática de Ashtanga é que se for muito rigidamente aplicada, torna-se desnecessariamente difícil e muitas vezes prejudicial. Algumas aberturas para a experimentação  e o conceito original do Ashtanga Yoga Research Institute (Mysore) deve ainda aplicar-se para todos os professores e profissionais.

O que é único no Ashtanga Yoga ?

As Séries do  Ashtanga são únicas em muitas áreas:

1. Ashtanga Yoga é  até à data  a única prática do Yoga que desenvolve a força e flexibilidade. É interessante que todos os outros métodos de Asanas no planeta, tanto quanto eu posso dizer não enfatizam a força em igual medida a flexibilidade. Há um foco em geral para flexibilidade. Em alguns casos isso pode ser apropriado (Yin Yoga, por exemplo)  mas em geral  eu acho isso desequilibrado. Porque é a flexibilidade mais importante do que a força? Obviamente que não é. Um sem o outro trás desequilíbrio tanto físico como mentalmente.

2. O outro aspecto que o Ashtanga oferece que nenhum outro método faz  é a ênfase na auto prática. Em nenhum outro método  há um maior ênfase na prática – apesar das críticas em relação a alguns professores de Ashtanga  válidas ou não, todos eles são 99% prática. Além disso  é preciso uma grande dose de compromisso e experiência para ensinar estilo Mysore  ou aulas de auto prática e ainda mais empenho e experiência para fazê-lo bem. É muito mais fácil para dar aulas de guiadas sendo último mais compensador financeiramente também.

E ainda assim a auto prática  é o único caminho para tornar o aluno verdadeiramente meditativo em sua prática. Por que não há quase professores de Iyengar fazendo grupos de auto prática – e ensinando os alunos e não apenas praticando com eles? O mesmo para as classes gerais Vinyasa, Bikram Yoga, Anusara Yoga, Hatha Yoga, Sivananda Yoga etc… a auto  prática é o caminho a seguir!

Na Índia, eu conheci apenas alguns professores de Hatha Yoga e Iyengar Yoga que realizavam aulas em um formato auto prática. Cada um foi maravilhosamente hábil e realizando seu próprio caminho e sendo capaz de trabalhar com um grupo diverso de estudantes fazendo asanas aparentemente aleatórios de forma independente. É preciso muito mais habilidade e disciplina para ensinar  auto  prática do que uma aula guiada.

 3. Ashtanga Yoga  muitas vezes parece facilitar resultados mais rápidos do que outros métodos físicos. Por causa do equilíbrio entre flexibilidade e força e  a prática 5-6 dias por semana transformando o corpo físico. Tenha em mente que em alguns casos os resultados podem ser negativos – uma ênfase exagerada na leveza física, perda de peso e rigidez mental. Só porque você está fisicamente flexível não faz de você uma pessoa flexível!

O simples fato é que aderindo ao conjunto sequências do Ashtanga, embora mais disciplina é necessária, os resultados são definitivos. Sem conjunto de sequenciamento, sem algum compromisso com a auto prática, tanto os resultados do corpo e o foco da mente são geralmente limitados. Um dos principais benefícios de uma sequência  é que ele nos mantém honestos. Você é forçado a fazer posturas que são difíceis ou problemáticas em vez de evitá-las ou apenas fazer o que você gosta ou que se sentem bem. O problema com isto é que se rigidamente aplicada  então você vai ser forçado a uma postura que pode trazer lesão. Evitar posturas difíceis ou problemáticas é uma grande falha, especialmente com estilos de Yoga que não funcionam com um conjunto de sequenciamento. Tanto iniciantes e praticantes avançados podem cair nessa armadilha, o que leva à construção de seus pontos fortes e evitar suas fraquezas e  em seguida  leva a uma maior desequilíbrio.

4. Ajustes. Eu acho que uma das maiores habilidades entre a maioria dos professores de Ashtanga têm está em comunicar através das mãos. A maioria dos professores de Ashtanga ajudam com ajustes, embora alguns ajustam muitas vezes  com muita força. Mais uma vez, se isso for aplicado de uma forma dura pode levar a lesões. É uma área que eu acho que muitas vezes falta na maioria dos outros sistemas  embora parte da razão para isso são aulas guiadas em vez de auto prática: é mais fácil dar ajustes nas classes do estilo Mysore, porque você tem mais tempo para assistir e observar  ao invés de falar a aula inteira.

5. Observância nos dias da lua. Ashtanga Yoga é um dos únicos sistemas que eu conheço que, deliberadamente, segue o ciclo da Lua e nos ensina a prestar atenção a este ciclo e como isso afeta nossos corpos.

Algumas deficiências no método Ashtanga

Algumas observações que faço ao longo dos anos me mostram onde Ashtanga Yoga é potencialmente desequilibrado. Isto não é uma crítica dura do método ou do sequenciamento – Eu amo Ashtanga e ainda pratico. Têm me servido bem e continuam a fazer.

1. Energia Rajasic, Surya . A prática do Ashtanga é particularmente em aquecimento e para cima na natureza (portanto, mais energia masculina) e tendendo a uma prática estilo Rajasic. Isto não é um julgamento de certo ou  errado – como há boas e más qualidades de cada técnica e para cada pessoa. É inútil tentar isentar Ashtanga da condição humana. Por exemplo, a energia Surya da prática é reforçada através da natureza linear de aderir às sequências e tradição  fazendo lado direito primeiro na maioria das posturas e concentrando-se na projeção para cima constantemente com os três Bandhas. Eu já não acho que é surpreendente que os alunos que mais procuram negam o efeito Rajasic da prática de Ashtanga e são os mais presos por essa qualidade.

Surya e Rajas são sinônimos, e Chandra e Tamas são sinônimos. Surya é Sol, e Rajas está ativo. Chandra é Lua e Tamas está inativo. A combinação do Sol e da Lua, o masculino e o feminino é Sattva  ou verdadeiro ritmo e equilíbrio. Na maioria das modernas práticas do Yoga, Surya e leveza são atribuídas a qualidades positivas e Tamas e peso são atribuídas qualidades negativas. Isso apenas ressalta o desequilíbrio de professores e alunos que se dedicam dessa forma. Ambos são importantes, nem é bom nem mau. Por esta razão há alguns anos  eu comecei a ensinar a maioria dos meus alunos a sequência da Lua , uma combinação de sequenciamento baseado no Yin e vinyasa gentil. A prática da lua equilibra a Surya Ashtanga.

2. Ficar preso na primeira série . Na primeira série do Ashtanga há muita ênfase sobre os saltos geralmente resultando em tensão nos ombros e pulsos. Há muita ênfase nas curvas para a frente e os músculos isquiotibiais, que podem agravar muitas doenças na lombar. Esta sequência não é particularmente focada na flexibilidade dos ombros em vez disso desenvolve mais a força nos ombros.

É importante equilibrar  cada aspecto do corpo superior e inferior entre a resistência e flexibilidade. Nos primeiros anos de K. P. Jois ensinando a primeira série não tinha tantos saltos ou tantas posturas. Você não salta  para trás de ambos os lados e muitas posturas foram unidas em grupos de três e quatro com um Vinyasa depois de cada set. Este último método é ainda útil para muitos estudantes seja iniciante ou mais experiente.

Um dos pontos-chave da prática dos Asanas é abrir o corpo o que em seguida abre a mente. Mais cedo ou mais tarde um sequenciamento alternativo ajuda a abrir ainda mais o corpo dos praticantes uma vez que as sequências do Ashtanga foram totalmente exploradas. Para alguns alunos pode ser no meio da avançada  (terceira série) para muitos estudantes é em algum lugar da primeira série . Como a maioria dos seres humanos não consegue praticar toda a primeira série e muito menos a intermediaria  mais uma vez  é uma questão de quando mudar o sequenciamento. Um dos principais benefícios do sequenciamento alternativo  é que a prática pode ser adaptada às necessidades individuais, ao invés de assumir que uma ou duas sequências podem ser universalmente aplicadas a todos os praticantes.

Cada um de nós tem uma visão diferente do que a tradição é. Assim é impossível todos ensinarem a mesma. Assim, cada professor que eu conheço prática  e ensina o sequencia com algum tipo de variação sobre a tradição (seja uma respiração, alinhamento  ou uma postura). É apenas uma questão de grau. Além disso, fisicamente, Ashtanga Yoga não atende todos. Não é possível ensinar a todos, apesar do que alguns professores podem dizer. Se você considerar essa a verdade portanto, é uma responsabilidade como um professor  tentar aprender o que você precisa para ser capaz de ensinar alguém. Caso contrário, não é Yoga e muito limitado.

Por exemplo, como você ensinar alguém sem um braço, ou em uma cadeira de rodas? Ou com esquizofrenia? Embora eu acho que a rendição e devoção à prática (e para o professor e tradição) é muito importante o objetivo é render-se ao seu propósito maior que é a a consciência. Mais cedo ou mais tarde ela que tem que levá-lo da abordagem padrão, senão você vai ficar preso.

3. Falta de conselhos técnicos. Um professor clássico, tradicional Ashtanga não ensina aulas de técnica – é desaprovado em Mysore. Conselhos sobre como realizar certas posturas, detalhes de alinhamento  e assessoria técnica não é simplesmente uma parte do sistema. Claro que a maioria dos professores não oferecem uma ou duas palavras em uma classe de estilo Mysore, mas isso raramente é feito para um grupo. Como resultado, muitos praticantes de Ashtanga longo prazo permanecem indiferentes a muitos detalhes pertinentes que poderiam ajudar. Dito isto, uma vantagem para a falta de apoio técnico  é que isso leva a uma maior devoção, entrega  e da aprendizagem experiencial. Você pode sair de sua cabeça  e apenas experimentar por si mesmo, sem muita coisa externa nublando o processo. Pessoalmente acho que o equilíbrio entre os dois é o ideal – tempo para a prática, sem interrupção  e o tempo para a instrução específica clara. Um bom professor deve permitir  ambos.

4. Na sequência do ponto 3, aqui estão algumas áreas estruturais que muitas vezes precisam de mais discussão.

A. Ombro e Parte Superior das Costas .Minha maior crítica estrutural do Ashtanga e muitas aulas de Hatha Yoga em geral é que a maioria dos professores não passam muito tempo no desenvolvimento de abertura nos ombros e parte superior das costas. É tão importante quanto qualquer outra área. Por exemplo, abrir os quadris e flexibilidade na parte inferior da coluna é enfatizado muito mais tanto em no Ashtanga e Hatha . Costumo dar uma sequência de ombro para estudantes Ashtanga como lição de casa e às vezes introduzi-la dentro da série primária.

B. Variações para os quadris. Depois de ensinar muitos Ashtangis a sequencia da Lua que tem mais variações para os quadris, eu encontrei muitos estudantes aliviados e animados para adicioná-las ao seus repertórios. A Sequência da Lua parece ter feito muitos aspectos na primeira série tornado mais acessível – tanto física como psicologicamente. Eu tenho sido capaz de introduzir a primeira série  para alguns estudantes que não tenham feito, a não ser que tinha sido introduzido para a sequência Lua pela primeira vez. Por exemplo muitas das posturas de abertura de quadril   tirar a pressão dos joelhos, aliviando muitas queixas no joelho que são comuns com Ashtanga Yoga. Para minha própria prática, eu não precisava disso tanto quando comecei a elaborar Sequencia da Lua como meus quadris já estavam razoavelmente abertos. Eu precisei definitivamente dos benefícios energéticos dessa sequência.

C. Posturas em Pé e Força da Perna. Depois de ter trabalhado durante a maior parte da primeira série e eventualmente iniciar a intermediária e em seguida, possivelmente no para a avançada alguns anos mais tarde, apesar de todas as variações possíveis que você pode fazer nas posturas sentadas, não há variações que são tradicionalmente permitidas nas posturas em pé no Ashtanga . Muitos Ashtangis, se não a maioria, tornam-se forte na parte superior do corpo, um pouco de força de núcleo (e alguns não) e poucos se tornar verdadeiramente fortes nas pernas . As posturas em pé muitas vezes são encobertas na prática diária, aumentando a tendência para as pernas fracas e os órgãos superiores fortes. Isto é claramente desequilibrado. Uma variação regular na sequência de pé é útil e ideal. Embora possa não ser estritamente “necessária” é muito melhor se você fizer!

D. O Lado do Corpo – a área debaixo da axila descendo até seus quadris . Há poucas posturas no Ashtanga que trabalham de forma consistente  o lado do corpo, tanto para a flexibilidade e força – Por exemplo, algumas posturas em pé, Parighasana na série intermediaria , Vasisthasana na avançada A. Ganhar uma melhor consciência, flexibilidade e força no lado do seu corpo é uma parte integrante de uma prática completa de Yoga.

5. Um último aspecto que Ashtanga Yoga não utiliza e eu tenho apenas parcialmente utilizado no meu próprio ensino é o uso de movimentos circulares, quer com base em algum tipo de dança contemporânea ou Chi Kung e de outras práticas chinesas.

A Mudança; Tradição vs Exploração

Praticantes de Ashtanga tendem a ser mais consistente  e praticam 5 ou 6 vezes por semana, eles tendem a ser um pouco insistente também  pelo menos nos primeiros anos. Ashtanga atrai o tipo de personagem que é mais dirigido  e faz com que a maioria dos alunos a inclinar-se nessa direção. Ashtanga atrai mais magros, tipo vata de constituição e tendem a tornar os alunos para esse tipo constitucional. O fato lamentável é que sendo mais magro é mais fácil fazer 95% das posturas. O importante a considerar é que isso é bom, muito não é. Aceite sua constituição e sua experiência; permitir que a mudança ocorra, em vez de tentar controlar o resultado.

Nestes dias, é mais aceito que o professor T. Krishnamacharya inventou a maior parte das sequências do Ashtanga, puxando muitas de suas ideias de treinamentos de ginástica ocidental. Eu acho que é uma grande coisa, ele inventou algo muito valioso e ainda aderiu a muitos dos aspectos tradicionais de Yoga. É a Yoga para a mulher moderna e do homem. Desde a época de Krishnamacharya, Pattabhi Jois modificou, aperfeiçoou e adaptou as sequências às suas próprias necessidades e  creio eu  em relação às necessidades dos estudantes ocidentais que vieram para aprender com ele. Apesar dos desmentidos que a série mudou desde aquela época  é óbvio que elas mudaram. Espero que  continuem a mudar porque como eu mudo e elas  mudaram, nós viajamos e evoluímos lado a lado.

A meu ver, ao longo dos últimos 20 anos, a tradição Ashtanga tornou-se mais puritana, rigorosa e hierárquica. Embora isto possa não ser verdade em todos os casos, através de um grande grupo de professores e alunos em comparação com o que era quando eu comecei a aprender, há uma maior rigidez. No outro extremo do espectro, eu vejo uma grande variação no método de Yoga Vinyasa sendo ensinado – Eu diria que este é o método mais popular de Yoga sendo ensinado em todo o planeta. Dado que a maior parte do Vinyasa Yoga é decorrente de Ashtanga Yoga, para realmente entender qualquer um destes completamente significaria abraçando os dois.

Há mais e mais praticantes de Yoga ao redor do planeta, alguns que se veem como tradicional e alguns que não. Os tradicionalistas tendem a serem mais formais, disciplinado e rigorosos mas eles tendem a ter uma maior profundidade de experiência em seu campo particular, que falta ao não-tradicional . Os não-tradicionais tendem a serem mais abertos como as pessoas, mais suaves e menos dogmáticos. Se olharmos em qualquer uma das religiões antigas podemos ver  historicamente  a mesma tendência. Na verdade, todas as sociedades e culturas seguem este mesmo modelo: o centro duro contra a borda em expansão.

Esta é uma verdade básica para cada método, tradição, religião e cultura do planeta. Para qualquer um deles permanecer dinâmico e estável ao mesmo tempo significa abraçar ambas as polaridades – todo sistema precisa evoluir senão ele vai tornar-se estagnado, todo sistema precisa de estabilidade a partir do qual essa mudança pode florescer.

Não é uma questão de certo ou errado, é uma questão de saber se você pode admitir que onde quer que você esteja  no espectro, pode abraçar ambas as extremidades do mesmo? Você está mais perto do centro tradicional, mas você negar a importância daqueles que mudam, exploram e adaptam? Ou você está mais perto da borda, encontrando novas formas e expandir seus horizontes mas você achar que é difícil aceitar a força e a clareza de quem esta mais perto do centro? Abrace tudo isso e você abraçará seu pleno potencial.

Pratique com Amor

Matthew Sweeney

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