back-bendA vida é um movimento da imperfeição para a perfeição. Quando objetos inanimados tornam-se animados então há progresso. Há mais progresso quando seres animados tornam-se organismos metazoários multicelulares, estruturas ainda mais complicadas. O ser humano é o ser mais elevado, o ser mais perfeito em estrutura. O ser humano é, portanto um animal aperfeiçoado. Mas esse é só o início do progresso para a humanidade. Os seres humanos ainda têm de alcançar mais perfeição, física, intelectual e espiritual. O movimento em direção à perfeição – Deus – é a verdadeira natureza do ser humano (dharma). O movimento em direção à imperfeição vai contra a verdadeira natureza do indivíduo (adharma). O primeiro é vida, o segundo é morte. Portanto, o movimento do ser humano em direção à animalidade não é vida; é morte.

Nenhum movimento é sem fricção ou obstáculos. Mesmo quando você anda, a força da gravidade lhe obstrui. O movimento em direção à perfeição é obstruído por todas as forças da imperfeição, do “mal”. O pecaminoso, o grosseiro e a estreiteza obstruem todos os movimentos de expansão da mente humanaria. Mas, sendo a perfeição um movimento direcionado a Deus, não tema – siga em frente. Os obstáculos escorrerão pelo bueiro, para onde pertencem. Você progredirá.

A missão da vida humana é move-se em direção à perfeição, em direção a Deus. Esse é o dever do indivíduo. Nessa luta, as forças do mal estão fadadas a serem derrotadas. Sempre foi assim, e a história se repetirá. Você não tem direito de descansar até que tenha cumprido a sua missão de ser perfeito, de ser divino, de estabelecer-se na perfeição. O descanso é pecado, uma vez que cessa esse movimento. Não descanse até que você tenha alcançado a sua meta.

A Graça de Baba

P.R.SANKAR

 

CLIQUE AQUI E CURTA O BOA YOGA NO FACEBOOK.