Os movimentos são determinados pelas várias forças que atuam em uma articulação. Estas forças são produzidas pelos músculos e seus efeitos sobre a postura corporal são determinados pela forma deles, sua origem 9a ligação do músculo a um osso sem movimento ou proximal) e inserção ( a ligação do músculo a um osso na porção que irá ser movimentada, ou porção mais distal).

 

Origem

Ligação proximal do músculo a um osso.

Inserção

Ligação distal de um músculo a um osso.

Agonista, ou motor primário

Os músculos que contraem para produzir certa ação sobre a articulação. Por exemplo, os posteriores da coxa são agonistas quando você flexiona a sua perna.

Antagonista

O Músculo que relaxa enquanto o agonista contrai. O antagonista produz uma ação oposta  sobre a articulação. Por exemplo, o quadríceps (na frente da coxa é o antagonista aos posteriores da coxa quando você flexiona seu joelho. Quando você estende seu joelho, o quadríceps é o agonista e os posteriores da coxa são antagonistas.

Sinergista

Um músculo que assiste na sintonia fina da ação do agonista e pode ser utilizado para produzir a mesma ação, ainda que, geralmente não de modo tão eficiente.

 

uttanasana_blog1_shot1rp_retofemural-969x1024.png
 O quadríceps é o agonista que contrai
para estender as pernas. Os posteriores
da coxa são os antagonistas alongados
por essa ação.
 A origem do reto femoral é a
parte ântero-superior de espinha
ilíaca. A inserção é a patela.

 

 

Fiquem ligado nos novos artigos do Bandha Yoga aqui no Boa Yoga sobre os fundamentos da anatomia no Yoga. E não deixe de aquirir o livro-  O Músculos Chave do Yoga publicado pela Traço editora e utilize o cupom (BOAYOGAMC1) para ganhar  desconto no livro.

 

Mini Dicionário

*Proximal : O mais perto do centro, da origem ou da cabeça. 2 Biol Diz-se da porção de um apêndice, animal ou vegetal, que fica mais próxima do ponto ao qual se liga.

**Distal :Diz-se da extremidade mais afastada de um órgão, do ponto em que se liga ao corpo de que depende. 2 Anat Que fica para o lado dos dedos. 3 Não articulado com o centro; periférico. 4 Distante, remoto.

 

Comments