Toda ação apresenta uma reação igual e oposta. A contração muscular e a gravidade criam forças ao longo das superfícies articulares, conhecidas como forças reativas articulares. É importante dispersar essas forças ao longo das superfícies articular possível.

A congruência articular se refere ao ajuste das superfícies articulares de uma articulação. Uma articulação é congruente quando suas superfícies se ajustam perfeitamente. Movimentos fora da congruência concentra estresse sobre uma pequena área de superfície. Uma grande força concentrada sobre uma pequena área articular da cartilagem pode lesioná-la, causando eventualmente mudanças degenerativas.

Algumas posturas do yoga são capazes de causar subluxação ao colocar a articulação ou colocar a articulação em uma posição incongruente. Evita-se isso pela utilização das articulações que possuem uma grande amplitude de movimento, ao mesmo tempo em que ficam protegidas as articulações com amplitude de movimento limitada.

Aplicação do Conceito.

Por exemplo, a articulação em bola e soquete do quadril possui uma amplitude de movimento maior que a da articulação em dobradiça dos joelhos. A postura de lótus (ou padmasana) exigem uma grande quantidade de rotação externa da articulação do quadril para trazer o pê em posição sobre a coxa oposta.

A obtenção de rotação externa a partir da articulação do joelho cria incongruência porque o joelho é uma articulação  em dobradiça com capacidade limitada de realizar rotação. Essa incongruência pode resultar em uma distribuição anormal de forças reativas na articulação, lesionando as estruturas intra-articulares do joelho.

Portanto, é essencial primeiro obter uma amplitude articular total da articulação tipo bola e soquete do quadril para proteger a articulação em dobradiça do joelho (demostrado no vídeo acima)

 Fiquem ligado nos novos artigos do Bandha Yoga aqui no Boa Yoga sobre os fundamentos da anatomia no Yoga. E não deixe de aquirir o livro-  O Músculos Chave do Yoga publicado pela Traço editora e utilize o cupon (BOAYOGAMC1) para ganhar 34% desconto no livro.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>