O nosso querido Shri K. Pattabhi Jois, nasceu em 1915, em Hassan, no sul da Índia.
Com 12 anos assistiu a uma demonstração de Yoga e no dia a seguir tornou-se aluno de Shri T. Krishnamacharya. Em 1929, Jois foge de casa para  ir para Mysore estudar Sânscrito. Passou fome, entre outras necessidades.

Por volta de 1930, ao assistir a mais uma demonstração de Yoga, reconheceu o seu professor, Krishnamacharya, com quem  retoma os  estudos.  Por esta altura, o Marajá de Mysore,  Krishna  Rajendra Wodeyar, estava gravemente doente e só Krishnamacharya consegue curá-lo através do Yoga. O Marajá, em agradecimento, abre uma escola de Yoga no Palácio de Mysore.

Jois fazia muitas demonstrações para o Marajá, que posteriormente o chama para ensinar Yoga no Sanscrit College e em  troca recebe comida e uma bolsa para estudar Sânscrito.O departamento de Yoga, no Sanscrit College, abriu a 1 de Março de 1937 ficando Jois na sua direcção até em 1973 (ano que se reformou). Após a morte do Marajá,

Krishnamacharya parte para Madras (em 1941).Shri K. Pattabhi Jois  fica em Mysore e em 1948, com a ajuda dos seus alunos, arranja uma casa numa parte da cidade, Lakshmipuram, para onde vai viver com a sua mulher Amma e  os seus três filhos, Saraswati, Manju e Ramesh. É nesta casa que abre o Ashtanga Yoga Reseach Institute.

Em 1964, Andre Van Lysbeth é o primeiro ocidental a  estudar com Jois, só mais tarde apareceram outros europeus e por volta de 1972 surgiram os primeiros americanos. Foi na América que o Ashtanga Yoga se começou a expandir, primeiro na Califórnia, depois no Hawai.

Pattabhi Jois ensinou durante todos estes anos e sempre o mesmo método. Foi um professor notável, com uma presença integra e inspiradora.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>