Quando a maioria das pessoas pensa de flexibilidade, imaginam alguém como um dançarino, um atleta ou um iogue – alguém que pode facilmente mover seu corpo em profundidade-procurando grupo complexo de asanas como a postura do macaco  (hanumanasana) ou do pombo rei (ekapadarajakapotasana). Mas a maioria das pessoas estão operando sob uma definição incompleta do que significa ser flexível. A flexibilidade não significa simplesmente a capacidade de levar suas articulações através de grandes amplitudes de movimento, independentemente da elasticidade dos tecidos para entrar na postura. Temos a sorte da nova tendencia no mundo de pesquisar sobre o Yoga para atualizar a nosso tradicional compreensão combinada ao conhecimento científico de biomecânica . Para termos certeza que nossas pesquisas são o relevantes,  precisamos ter certeza de que entendemos o que  flexibilidade significa e como ela é diferente de um termo que muitas pessoas erroneamente combinam com flexibilidade: hipermobilidade.

Hipermobilidade VS. Flexibilidade

O termo flexibilidade se refere aos músculos (e seus associados a fáscia) enquanto o termo hipermobilidade refere aos ligamentos. Os músculos e os ligamentos são dois tipos distintos de tecidos que realizam funções muito diferentes no corpo. Aqui está uma simples e rápida explicação da anatomia :

Um músculo é um tecido contrátil que cruza uma ou mais articulações em seu corpo. Quando um músculo contrai , exerce uma força de tração sobre os ossos para que se anexam a ele. Ligamentos, por outro lado, são curtas fibras de tecido conjuntivo fibroso que conectam o osso a outro osso e efetivamente “fixa” nossa articulações juntos. Ao contrário dos músculos, ligamentos não contraem, geram força ou criam movimento no corpo ou seja os ligamentos servem como “cintos de segurança” da nossas articulações. Eles podem ser considerados como nosso sistema auxiliar para estabilizar nossas articulações caso nosso corpo mova de uma forma  além da sua faixa normal de movimento.

Devemos alongar os músculos ou ligamentos?

Quando alongamos, nossa intenção deve ser para alongar os músculos e não os ligamentos . Quando os músculos alongam, elas retornam ao seu comprimento original após o alongamento ser liberado – propriedade desse  tecido chamado elasticidade. Mas quando os ligamentos alongam, eles se comportam flexivelmente durante apenas o primeiro instante e, se estiverem alongados além do seu ponto máximo , eles serão permanentemente esticados com um  novo comprimento e são referidos como uma especie de folga . Está folga nos ligamentos limitam o poder de estabilizar nossas  articulações  e se tornam uma fonte de dor crônica para muitas pessoas.  Alongar os ligamentos é definitivamente ruim para nosso corpo e movimento.

Embora muitas pessoas pensem que são “hipermóveis”, apenas uma pequena percentagem da população realmente tem essa condição  Na realidade, a maioria das pessoas que pensam de si mesmos como “hipermóveis” simplesmente tem um número específico de articulações cujos ligamentos têm se tornado folgados. E essa folga ligamentar que geralmente é o resultado da articulação sendo habitualmente levadas além de sua faixa de movimento normal, que é o que acontece quando temos “flops”nas articulações e sem suporte muscular. Uma vez que uma articulação seja hipermóvel , você sempre terá essa capacidade, porque você não pode “endurecer” seu ligamentos para o estado anterior a folga.

Segue um  exemplo visual do que a aparência de hipermobilidade quando acontece na articulação do cotovelo, um lugar comum de muito mobilidade no iogues

Os cotovelos na faixa normal e saudável de movimento em extensão: 180 graus.

Normal

Os dois segmentos dos braços estão alinhados sem forçar os ligamentos.

E aqui estão os cotovelos além de 180 graus. Já não estão dentro da faixa normal de movimento de extensão. Eles estão em hiperextensão, que é um prejudicial , instável lugar para eles. Para a saúde das nossas articulações e portanto todo o nosso corpo, precisamos trabalhar as articulações para manter  fora da hiperextensão tanto quanto possível.

Not Normal

Hipermobilidade na articulação dos braços, aumenta a força sobre os ligamentos.

Hipermobilidade articular = Falta de flexibilidade (dizer o quê?)

Tão surpreendente como ele soa, hipermobilidade anda de mãos dadas com os músculos curtos. De fato, muitas pessoas que desenvolvem hipermobilidade articular em suas articulações em primeiro lugar como resultado de inflexibilidade nos músculos perto das articulações. Além disso, uma regra clássica que nossos corpos tendem a seguir é que eles preferem mover através de “o caminho de menos resistência”. É sempre mais fácil mover seu corpo onde você já tem mobilidade e têm menos resistência do que um lugar que é firme e inabalável. Se uma pessoa com folga nos ligamentos tenta esticar seus músculos, seu corpo inteligente irá reorganizar e  acionar a fácil hipermobilidade articular (caminho de menos resistência), assim contornando o alongamento muscular e sobre-carregando os ligamentos mais uma vez. A menos que saibamos como sobrepor esta tendência do corpo com alinhamento inteligente, nossos alongamentos resultará em articulações cuja hipermobilidade articular é reforçada e os músculos que não são alongados. E quem é que quer isso?

Hipermobilidade articular como flexibilidade de camuflagem

Muitos asanas na prática do Yoga exigem grandes amplitudes de movimento de nossos corpos. Na verdade, existem muito poucos asanas que não possam ser realizados com a sua plena expressão sem que as nossas articulações superem a sua faixa normal de movimento. Colocado de outra forma, muitos asanas exigem hipermobilidade articular a fim de alcançar.

Vamos examinar completa a postura do Pombo Rei (ekapadarajakapotasana). Este é um inegável asana esteticamente agradável, gracioso e quando vemos alguém a fazê-lo, muitas vezes pensamos, “Uau, veja como flexível que é essa pessoa !”

eka-pada-rajakapotasana3

Mas lembre-se de tudo o que aprendemos sobre a diferença entre flexibilidade (músculos) e hipermobilidade (ligamentos)? Apesar do fato de esta postura ser tão bonita e que tenha aparecido em inúmeras capas de resivstas especializadas , o estudo biomecânico deste asana mostra que só pode ser alcançado a menos que coluna lombar se mova em um elevado grau de hiperextensão, que provavelmente você pode ver se você olhar atentamente esta área na iogue. A faixa normal de movimento de extensão da coluna lombar é algures entre 20-35 graus, mas esta coluna lombar do iogue se estendeu muito para além desse montante, criando forças de compressão e degenerativas nesta área vulnerável do corpo. Além disso, o fato de que a coluna lombar tem um  extremo arco nesta postura significa que o iogue é capaz de ignorar o seu alongamento dos quadris e ombros. Uma regra geral para trabalhar com o corpo é que queremos estabilizar onde estamos com muita mobilidade e mobilizar onde estamos excessivamente estáveis. Mas esta postura, estamos fazendo exatamente o oposto, permitindo que nossos pontos inflexíveis permaneçam firmes e nossos pontos móveis se tornem mais móveis e portanto mais instável.

 Não é suficiente praticar Yoga somente como alongamento . Temos que considerar aonde o alongamento está acontecendo e quais os tecidos são alongados para fazer a forma acontecer. Um iogue executando por completo o pombo rei pode representar flexibilidade , mas a verdade é que embora ela tenha movido o seu corpo através de uma grande amplitude de movimento , não de flexibilidade e sim hipermobilidade que permitiu este movimento.

Acredito que todos nós praticantes de Yoga  devemos aderir a esse crescente movimento que busca mesclar conhecimento científico do corpo com o nosso entendimento do Yoga. E como principal deste movimento, temos de fazer uma distinção muito clara entre aquilo que é a flexibilidade e o que é a hipermobilidade articular e usar essa compreensão para tomar decisões informadas sobre qual asanas podemos escolher praticar e porquê. O nosso objetivo do  artigos do Boa Yoga é de cultivar a longo prazo a saúde e o bem-estar de nossos corpos, da ligação corpo-mente e a nossa vida como um todo e este objetivo depende da verdadeira flexibilidade e na consciência sobre hipermobilidade articular para evitar quando possível da nossa prática.

 

Um comentário

  • Amei a forma clara e simples de explicar como podemos nos observar, conhecer nosso limites e buscar auxílio quando ae apresenta a necessidade.

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