A primeira exposição do mundo dedicada à arte inspirada no Yoga.

“Yoga: A Arte da Transformação”  é a primeira exposição do mundo sobre a arte do Yoga, com mais de 130 objetos que datam do terceiro até o século 20.

Esta história visual quebra alguns estereótipos: geralmente pensamos em yoguis tão pacíficos.

T. Krishnamacharya, o avô da Yoga moderna, no filme T. Krishnamacharya Asanas que ajudou a popularizar o Yoga como é conhecido no Ocidente hoje. Índia, Mysore, 1938. Cópia digital em preto-e-branco, 57 min.

 

Grupo de Yoguis. Colin Murray e Bourne & Shepherd, ca. 1880. Esta foto exótica do yogis ocidentais.

Yoga Narasimha, Vishnu em Seu Homem-Leão Avatar. Índia, Tamil Nadu, ca. 1250. Bronze. A divindade Vishnu é descrita aqui como metade homem, metade leão, meditando com uma banda yogi em torno de suas pernas cruzadas.

 

Yogini com Mynah. Índia, Karnataka, Bijapur, ca. 1603-4. Aguarela opaca e ouro no papel. No século 17, os governantes Indo-islâmicos de Bijapur consideravam as Yoguinis agentes de poderes sobrenaturais que poderiam ajudá-los a vencer as batalhas.

 

“Menina do mistério: por que ela não pode ser morta” Revista Look, 28 de setembro de 1937. Koringa, um magicienne da década de 1930, referenciada da estética yogui em seu ato sedutor.

 

Siddha Pratima Yantra. Oeste da Índia, datada de 1333. Yoga transforma o corpo e a mente. O espaço negativo cortado de uma folha de cobre representa um praticante Jain que atingiu a iluminação sem corpo através dos efeitos de transformação do Yoga no corpo e na mente.

 

Os chakras do corpo sutil. Chakras são centros de energia ao longo do canal central do corpo. Os olhos desta Yogui em meditação cruzar para dentro.

 

Satcakranirupanacitram, por Swami Hamsvarupa. Trikutvilas Press, Muzambinho, Bihar, na Índia. Esta ilustração de livros didáticos de 1903 ilustra os chakras e canais do corpo sutil.

 

Bifolio do Gulshan Album, Índia, dinastia Mughal, primeiro trimestre do século 17. Aguarela e ouro no papel. Esta abertura do grande álbum Gulshan do imperador mogol Jahangir representa yogis contra paisagens brilhantemente coloridos.

 

Uma aquarela da dinastia Mughal em 1570. Desde o século II

 

Batalha em Thaneshwar, uma aquarela da dinastia Mughal em 1590, quebra o estereótipo dos yogis como perfeitamente pacífica: ele retrata grupos de yogis armados lutando por direitos de banho em um rio sagrado.

 

Vishnu Vishvarupa, Índia, Rajastão, Jaipur, ca. 1800-1820. Este mestre divino yogi funde-se com o cosmos.

 

Hoje, o Yoga é geralmente associada a uma série de posturas físicas chamadas asanas. Esta aguarela é de um dos primeiros fólios que ilustravam essas poses. Garbhasana (persa, gharbasana), fólio do Bahr al-Hayat (Ocean of Life). Índia, Uttar Pradesh, Allahabad, 1600-1604.

 

O Príncipe em Perigo do Mrigavati, atribuído a Haribans. Índia, dinastia Mughal, 1603-4. Uma ilustração pintada de um livro de poesia sufi, descrevendo as aventuras de um príncipe que virou Yogui.

 

Três aspectos do Absoluto, por Bulaki. Índia, Rajastão, Jodhpur, 1823. Este fólio retrata a criação de acordo com a Naths, uma ordem sectária associada a hatha yoga.

 

 RECEBA O BOA YOGA POR E-MAIL