Muitas pessoas não percebem, ou mesmo ignoraram completamente, este aspecto crucial da aptidão física ao praticar asanas. A força, velocidade e resistência são importantes, especialmente para os yoguis que não praticam diariamente , mas todos, de qualquer idade ou nível , precisam da capacidade de mover seus membros e articulações através de toda amplitude do movimento . Isso vale para avós, adolescentes e professores. Embora nem todos estarão levantando objetos de peso ou correndo tiros de 100 metros , todos nós temos que funcionar em um mundo tridimensional. Todos nós temos espaço e gravidade para decidir se estamos planejando desfrutar e experimentar todas as ofertas da vida, e isso é realizado movendo-se através da espacialidade e contra a gravidade. Para prosperar neste ambiente, exigimos o uso total e livre de nossos membros, articulações e músculos. Assim que está ficando forte e veloz, uma dos cuidados mais importante é recuperar e manter a mobilidade das articulações.

“Recuperando”, porque nascemos com mobilidade articular. Já assistiu crianças brincarem? Eles são flexíveis e com forma perfeita de agachamento. E eles não precisam de treinamento formal para chegar lá! Conseguiram a mobilidade articular, então, é recuperar o que foi perdido e não inventar algo novo.

Recuperar é a parte fácil. Você tem que manter sua mobilidade, também, ou então você corre o risco de deslocá-lo novamente. Depois de aprender os exercícios de mobilidade, é realmente muito simples de manter. As pessoas geralmente falham por puro esquecimento ou preguiça. Se você pode incorporar exercícios de mobilidade antes das praticas regulares ou atividades diárias a manutenção torna-se uma segunda pele.

Todo mundo tem que pegar objetos, subir escadas ou executar diversas atividades diárias que exigem o uso de articulações e membros. Se essas articulações e membros serão úteis, eles têm que estar móveis. Eles precisam de uma amplitude completa de movimento.

E se você é um praticante diário, a mobilidade é ainda mais importante. Força sem a capacidade de mover seu corpo e membros por completo – Sem a capacidade de usar sua força no mundo real – é inútil. O próprio desenvolvimento da força sofre sem uma adequada mobilidade articular. Os levantadores mais fortes são aqueles que movimentam pesos (ou apenas eles mesmos) através da amplitude completa dos movimentos, usando movimentos compostos e utilizando articulações saudáveis ​​e ativas. Se você tem mobilidade articular pobre, pratique malasana, lua crescente ou triangulo – qualquer postura composta que exige precisão e comunicação entre as articulações e membros – vai ser muito mais difícil, e o risco de lesões muito menor.

A potência e a velocidade serão comprometidas com a fraca mobilidade articular. Quando você atirar uma faixa de borracha, quanto mais para trás você puxa, mais tensão existe. Quanto maior a sua mobilidade articular, maior será a sua amplitude do movimento e mais tensão – e portanto força- você será capaz de gerar.

O mais importante, mantendo a mobilidade articular adequada mantém nossas articulações saudáveis. Assim como nossos ossos e nossas fibras musculares exigem estímulos físicos, como atividades de carga, para manter a força, densidad epara iniciar mudanças / adaptações estruturais positivas, nossas articulações requerem movimento e uso regulares para manter a saúde e mobilidade.

Pense em suas articulações como dobradiças para uma porta; Se a porta nunca for aberta essa dobradiça não funcionará bem. Ele vai enferrujar, e ela vai ranger e gemer se você ainda for capaz de movimentar a articulação. A mesma coisa vai para o trabalhador de escritório e o fisiculturista que só se concentra em abs e bíceps. Suas articulações não estão sendo usadas para seu pleno potencial (se em tudo, em alguns casos), e sua mobilidade sofrerá.

Algumas posturas para melhorar a mobilidade:

Felipe Vieira

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