Começando esse ano de 2016, voltei a frequentar aulas aqui na Bratislava. Meu professor tem um foco mais em desenvolver a base dos asanas com alongamentos dinâmicos. Essa semana durante a aula eu estava entre posturas e enquanto  ele explicava alguns detalhes do asana anterior para outros alunos e forçava minhas pernas para dentro da postura do Lotus. Logo após ele terminar ele propôs que nos posicionássemos para a postura Janu Shirshasana A e ele seguiu explicando uma dica para prevenir lesões.

Vou descreve a dica e vocês podem visualizar a ideia pela figura:

(1) Recolher a perna a dobra sem auxilio algum das mãos e relaxar na postura.

(2) Levante a perna estendida de 5 a 10 cm e segure por 10 segundos. mantenha as mão no chão na altura dos joelhos.

(3) Coloque as pernas de volta ao chão e relaxe no alongamento, mantenha as mãos no chão. Repare como o alongamento se aprofunda sem auxilo de força.

(4) Esse passo é similar ao (1), permaneça por alguns instantes a mais na postura.

(5) Com o alongamento já profundo, levante novamente a perna estendida pelo menos por 0 segundo.

(6) Coloque a perna de volta ao chão e relaxe ainda mais no alongamento, mantenha as mãos no chão.

Alongamento Dinamico1

Considerações:

(1) Geralmente começamos posturas posicionando nossos membros com as mãos, esse auxilio pode  causar lesões, por exemplo na lombar em posturas de dobramento para frente.

(2) Quando levantei a perna estendida, senti na hora os psoas (região da virilha) ativar e rodar para fora, aumentando o movimento.

(3) Depois de colocar a perna de volta ao chão e relaxar mais no alongamento, as coisas ficaram mais leves e sem esforço algum.

 

Bem é isso ai, esse é uma dica que recebi e achei interessante passar. Caso tenha dúvidas escreva no cometário.

Felipe Costa nascido em São Paulo, hoje mora no leste europeu, mais precisamente na Bratislava/Eslováquia. Ele gosta muito de dias de sol, utiliza a bicicleta como meio de transporte e adora alimentar-se de comidas saudáveis. É praticante de Ashtanga Yoga, adora aventurar-se em criar suas próprias dinâmicas e pesquisar sobre os benefícios físicos/mentais da prática de cada asana numa perspectiva prática dos tempos modernos. Felipe trabalha com tecnologia e também como editor/tradutor da Traço Editora e Boa Yoga. Seu sonho é iniciar um programa de Yoga para pessoas de baixa renda trazendo a arte milenar do Yoga para todas as pessoas.

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