Cada asana funciona e alonga o corpo de maneiras que cria novas necessidades e possibilidades para uma maior exploração e mudança. Por exemplo, depois de praticar os asana da Roda Completa (Urdhva Dhanurasana) , onde colocamos considerável  pressão nas mãos e na hiperextensão dos pulso totalmente estendido , alongando e trabalhando profundamente os ombros, formando um arco com a coluna, fixando os  pés, trabalhando para rodar internamente as coxas e estendendo profundamente através dos flexores do quadril e núcleo abdominal.

Dependendo de cada praticante , essas ações podem ser uma fonte de novas tensões no corpo, convidando a exploração de outras ações que iram neutralizar esta tensão, a fim de integrar as ações anteriores e entrar e de novo num profundo equilíbrio integrado.

Esta prática de neutralização é alcançada através de contra ações . O objetivo é integrar ações anteriores de uma forma que prepara o praticante para avançar para os próximos asanas e livre de tensões e equilibrados.

Este princípio aplica-se com o seu significado literal de ação oposta. Isto pode ser problemático, especialmente quando aplicado asana por asana. Por exemplo, nesta concepção estreita de contra-ação, seria de contrapor retroflexões (curvas para trás) com curvas profundas para a frente, alongando os músculos e ligamentos ao longo da coluna vertebral. O oposto do asana sobre a cabeça (SirsanasanaI) seria  o asana da montanha (Tadasana), provavelmente causando alguns praticantes de ficarem tontos e não dando o caminho mais simples para a liberação de acumulação da tensão e, assim, a integração do asana. O precisamos fazer é em vez de neutralizar, integrar, aperfeiçoas e aprofundar ao longo de um caminho no qual sequenciados sucessivamente asanas são semelhantes, não opostos, enquanto atento para liberar a tensão acumulada.

Há muitas maneiras para sequenciar asanas para levando em conta ações opostas. Geralmente praticando uma forma mais simples de um asana de neutralização e em seguida variações ou sucessivamente asanas mais complexos para reduzir a tensão acumulada e restaurar a estabilidade e facilidade. Ao invés de aplicar as ações opostas asana por asana, é melhor a ter uma visão mais ampla da práticas por inteira.

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