O que acontece quando unimos duas grandes personalidades do Yoga?

001 (2)Para muitos, Yoga significa posturas físicas. No entanto, quem se aprofunda mais um pouco percebe que Yoga é um termo muito abrangente que chega a abarcar mais de 10 modalidades de práticas diferentes. Um dos grandes pensadores do multifacetado Yoga é um ser quase que mítico, conhecido como Patañjali. Sua existência é tão misteriosa que até hoje paira a dúvida se Patañjali foi uma pessoa ou um grupo que livremente assinava uma obra filosófica, linguística e mística.

escorpiãoEm contraponto temos um dos maiores nomes do Asana (posturas físicas) do Yoga, B.K.S Iyengar. Para muitos ocidentais fundar uma nova modalidade de uma prática milenar significa “sair do espaço comum e gerar mais  visibilidade para o seu yoga bussiness”. No entanto, Iyengar, logo no início de sua prática, possuía muitas limitações de saúde e para vencê-las utilizou ajustes e objetos intermediários nos asanas. Soldou tudo isso com o fogo do conhecimento milenar do Yoga, com rituais, mantras e filosofia de vida (Yamas e Niyamas) e sistematizou um dos mais respeitados sistemas de prática do mundo.

Sobre Patanjali

 Na tradição do Yoga, Patañjali é um nome muito reverenciado pois é considerado uma emanação divina que veio para difundir os princípios do Yoga. Autor de obras primas e reverenciado nas aulas de Yoga até hoje através de uma linda oração. Misticamente, acredita-se que Patañjali é uma das encarnações de Adi Shesha (Vishnu).

Sobre B.K.S Iyengar

BKS Iyengar nasceu em uma família pobre, sendo o 11º de 13 filhos.  Ao longo de sua infância lutou com contra severas doenças, como: malária , tuberculose , febre tifóide , e desnutrição. Na idade de 15 anos, seu cunhado, o yogin Krishnamacharya , pediu para que fosse a Mysore cuidar de sua irmã, e o convidou para praticar Yoga com o objetivo de melhorar a sua saúde. No início, previu que o adolescente, sem flexibilidade e doente, não chegaria a ser bem sucedido no Yoga.  Foi negligenciado e encarregado de tarefas domésticas. Somente quando  Krishnamacharya perdeu seu aluno mais proeminente foi que começou seu treinamento de yoga.

poses Yiengar

 

Iyengar sistematizou seu próprio método de Yoga, hoje em dia conhecido e praticado em todo o mundo e, em 2004, foi nomeado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Para a Puja (adoração, ritual sagrado) das suas aulas, o mestre Iyengar canta um lindo hino honrando o pai da Yoga Patañjali. Curta este lindo áudio (download free) onde Iyengar ensina, frase por frase, a entoar esta melodia clássica.
Invocação à Patañjali

 

yogenacittasyapadena vacam
malam sarirasyacavaidyakena
yopakarottampravarammuninam
patanjalimpranjaliranato’smi

abahupurusakaram
sankhacakrasidharinam
sahasrasirasamsvetam
pranamamipatanjalim

O significado da Invocação – por Geta Iyengar
Os dois slokas (versos) que cantamos servem para invocar Patanjali (autor do Yoga Sutras).
No hino é dito que, em primeiro lugar, Patanjali é considerado a encarnação de Adi Shesha, que é o assento do Senhor Vishnu, o mantenedor deste mundo.
Diz-se que ele outorga três ciências diferentes para que as pessoas melhorem a si mesmas.
O primeiro é yoga.

Yogenacittasyapadenaa vacam

Para purificar a mente (citta), a consciência, Patañjali nos deu a ciência do yoga (yogena). Para purificar o nosso uso das palavras (pada) e fala (vaca), fez comentários sobre a gramática de forma esclarecida, distinta e pura.

Malam sarirasyacavaidyakena
Para remover as impurezas (malam) do corpo (sarira), ele nos deu a ciência da medicina (vaidyakena).
Yopakarottampravarammuninam
Deixe-me seguir próximo àquele que tem nos dado essas coisas.
Patanjalimpranjaliranato’smi
Deixe-me curvar minha cabeça com as mãos em reverência para o Senhor Patañjali.
Então, depois de conhecer o que Patañjali faz, a segunda estrofe diz sua aparência.
Para que possamos meditar em sua forma.
Avahupurusakaram
Da mão até a cabeça, ele tem a forma (Karam) de um ser humano (purusa.)
shankhacakarasidharinam
Em sua mão ele segura a concha (shankha) e o disco (cakra.)
sahasrasirasamsvetam
Em cima de sua cabeça (sirasam) ele tem mil (sahasra)
cabeças de cobra, porque ele é a encarnação do Adi Shesha, a maior cobra. Svetam representa o branco (pureza).
Pranamamipatanjalim
Eu me curvo a Patañjali.
____
 
DevaMantraCD

Adquira o CD

Clique para saber um pouco mais sobre Sandro Shankara ou entre e curta minha fan page no facebook para ficar atualizado sobre eventos, kirtans e show e claro para ouvir minhas musicas no soundcloud.

Comments