Primeiramente, agradeço à Julia, pela seguinte pergunta: “Como professora de Yoga, muitas vezes eu vejo estudantes em Uttanasana, hiper-flexionando a coluna lombar. Além de ajudá-los a trabalhar a flexibilidade dos isquiotibiais  ao longo do tempo, o que você sugere no momento para ajudá-los a retirar a flexão na coluna lombar? “

Clique aqui para uma técnica simples de como usar a ciência por trás do fuso muscular para resolver esta situação comum.

Agora sobre a Postura do Lótus. . .

Posturas como Padmasana podem levar seus joelhos até o limite de sua mobilidade natural. A ideia é fazer isso sem ferir-se. Conhecimentos de anatomia e biomecânica podem ajudar. Embora seja verdade que uma lesão pode lhe ensinar muito, eu já passei por isso e foram duras as lições. Para o resto desta encarnação, eu estou optando por aulas mais fáceis (pelo menos com o meu Yoga). Podemos aprender muito sobre como evitar lesões usando a vasta informação disponível na ciência do esporte.

anatomic_hip_knee 1

Conjunto de articulações do quadril e joelho com menisco e ligamentos.

Congruência Articular

Existe um conceito na ortopedia conhecido como congruência articular. Isso se refere a superfícies articulares mantendo a sua curvatura natural quando em contato uma com a outra. Um conceito relacionado é a força de reação conjunta. Em essência, esta é uma combinação de todos os fatores que podem produzir a pressão dentro de uma dada articulação, tal como a do quadril ou do joelho. Esses elementos incluem o peso corporal, a força contrátil dos músculos que circundam a articulação, ou mesmo alguém “ajudar” você a entrar em uma postura. Quando as articulações são levadas para as posições extremas, as forças de reação comuns tendem a concentrar-se sobre uma área muito mais pequena, criando a possibilidade de ferimentos. Para entender isso, imagine 1  kilo distribuídos em 10cm2 de área de superfície versus 1 kilo propagando sobre 1cm. A força espalhada sobre a região menor é mais suscetível de causar ferimentos. Ao praticar Yoga, é melhor espalhar as forças de reação conjunta por uma área maior, mantendo a congruência máxima das superfícies articulares.

Tradução:

1)  Tight internal rotators: Rotadores Internos com pouca flexibilidade
2)  Internal Rotators Releasing: Rotadores internos com mais flexibilidade

Padmasana (Lótus)
Vamos olhar para a forma do corpo em Padmasana: a flexão dos quadris, abdutores, e rotação externa e a flexão dos joelhos (girar uma pequena quantidade). Os quadris são juntas de bola e soquete, permitindo movê-los em todas as direções e, especialmente para esta postura, girá-los. O joelho é uma articulação conjunta com uma capacidade limitada de rotação. Assim, queremos proteger os joelhos na Lotus, obtendo a maior parte da rotação do quadril. Se os quadris são apertados, pode haver uma tentação de forçar os joelhos para rodar mais do que deveriam, criando um torque na articulação que pode ferir a cartilagem articular e/ou ligamentos. Manter congruência articular do joelho minimiza anormalmente elevadas forças de reação conjunta, a ser concentradas em uma pequena área dentro da estresse articular e dos limites sobre os ligamentos. Você pode ver no vídeo que o quadril só tem que liberar uma pequena quantidade para proteger o joelho.

Rotadores Internos Apertados

Como discutido, Padmasana envolve rotação externa do fêmur. Assista ao vídeo de hoje e veja o que acontece quando os músculos que giram internamente o quadril estão apertados (tensor da fáscia lata, glúteo médio e glúteo mínimo). Isso limita a rotação externa do quadril, o que pode comprometer a congruência da articulação do joelho. Como resultado, pode haver uma maior pressão sobre a cartilagem da superfície medial do joelho e esforço anormal sobre o ligamento colateral. Observe como liberar os rotadores internos do quadril permite que você mantenha o joelho como uma dobradiça. Isso remove a pressão no interior do joelho e fecha a abertura do lado de fora.

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais sobre como combinar a ciência ocidental com a arte do Yoga…

Namastê

Traço Editora e Bandha Yoga

Comments