Um recurso clássico para qualquer praticante de yoga, o livro “A Luz da Yoga”, de B.K.S. Iyengar, é como se fosse uma leitura obrigatória, mesmo para iniciantes.

Eu comecei a lê-lo após cerca de três meses de prática diária, e foi essencial para aprofundar minha prática. Também aprendi a relaxar profundamente com as técnicas de pranayamas que ele ensina no livro, e pude me sentir confiante para tentar algumas posturas desafiadoras, como sirshasana.

Ele lhe ensina a respeitar e a honrar sua prática. O livro começa com a Invocação a Patanjali, um dos mantras mais poderosos, que pode ser cantado antes de uma aula ou de uma sessão de prática em casa, para invocar as bênçãos deste sábio e também para ajudar no foco e na concentração.

Também dá uma introdução sobre a ética do yoga. Você encontrará explicações sobre os yamas, niyamas e todos os oito membros. Naquela época, eu sabia muito pouco sobre eles, e o livro me inspirou a me tornar vegetariana. Eu também comecei a ler o Baghavad-Gita por causa dele, e estabeleci uma prática de pranayama (ainda que muito iniciante).

Também lhe dá confiança em sua própria prática e lhe ensina a respeitar seus limites. O método Iyengar é muito compassivo, não apenas por causa do usos dos props, mas também porque foca no que sentimos no corpo, respeitando-o. Iyengar também sempre fala sobre seus próprios desafios em seu caminho, e isso encoraja você a superar as dificuldades que for encontrando.

Fala também sobre aspectos práticos da prática: o melhor horário para praticar, o que comer antes e depois, onde praticar, se devemos fechar ou não os olhos, prática durante a menstruação e a gravidez etc.

Também mostra cada asana em detalhes, com fotos e explicações sobre os benefícios físicos, mentais e emocionais da postura. Em alguns casos, ele também explica um pouco sobre a mitologia ao redor de uma postura e as raízes do nome. Você provavelmente vai aprender os nomes em sânscrito dos asanas com esse livro!

Como disse antes, ele também lhe ensina pranayama, e de uma maneira acessível para a maioria dos praticantes. Pranayama foi fundamental para acalmar meu corpo e minha mente em um nível mais profundo. Comecei a praticá-lo antes do nascer do sol, com grandes benefícios.

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O livro também tem um curso de asanas incrível no final. É dividido em semanas e vai de uma sequência fácil (posturas em pé) para as mais complexas, e é perfeito para dar estrutura à sua prática em casa.

Superei vários desafios com a ajuda desse livro, e suas orientações me deram confiança para tentar minhas primeiras inversões, e ser bem sucedida! Hoje eu consigo fazer posturas da quais me orgulho, como sirshasana e adho mukha vriksasana (na parede) e matsyasana, e estou quase lá em hanumanasana.

Os efeitos benéficos dessas posturas reverberaram em várias outras áreas da minha existência, me ajudando a avançar na vida e na prática.

Eu tenho a edição concisa, e estou em busca da original. Não é apenas um livro, mas também um professor, e você se sentirá guiado durante sua prática, sob a proteção de Patanjali — e do próprio Iyengar.

Namastê.

 

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