KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

O colesterol é  um elemento vital no nosso organismo, a sua falta seria tão dramática quanto ao excesso. Com efeito, é uma molécula essencial,da qual não devemos ter medo, forçosamente, porque sem ela não poderíamos viver. Ela é necessária como contribuinte universal das membranas celulares e como precursora dos ácidos biliares, que nos permitem digerir as gorduras.

Contrariamente à opinião pública, não exite bom ou mal colesterol; existe bom ou mal colesterol; existe simplesmente colesterol útil e colesterol de sobra, estando estas duas quantidades a serem definidas para cada indivíduo. Aí é a dose que faz veneno. E também o local onde se localiza o excesso. É sobre estes dois parâmetros que a maçã tem efeito benéfico.

Mas, de que maneira? Para começar, como todo vegetal, ela não traz colesterol. Porque esta molécula é um exclusividade do reino animal. É por isso que em nossa alimentação apenas encontramos colesterol em produtos animais. Para aqueles que fazem questão, seu nome é hidroxi 3-colesteno-5-6, simplesmente porque sua molécula se caracteriza por um grupo OH (hidroxi) sobre o carbono 5 e 6.

Frequentemente ele se apresenta sob uma forma esterificada, quer dizer, ligado a um ácido graxo (1%). A forma esterificada tem o aspecto de uma pequena vesícula. Esta forma é preferida pelo , organismo, desde que se trate de estocar ou de transportar o colesterol.

De um ponto nutricionista, o colesterol faz parte dos  lipídeos (triglicerídios, fosfolipídios), moléculas complexas, conhecidas pelos consumidores sob o nome de matérias graxas.

 

CLIQUE AQUI E CURTA O BOA YOGA NO FACEBOOK.

Um comentário

Comentários Desabilitado