Conscientemente fluindo na prática do yoga, existem duas fontes de orientação: o professor exterior e o professor interior. Duas funções semelhantes, até mesmo sabendo que as suas experiências sobre o que está acontecendo no momento são diferentes. Ambos estão ouvindo, assistindo, usando o que sentem e sabem para ajustar e aperfeiçoar de forma a criar uma nova experiência.

O professor interior é o melhor guia, usando sensações físicas, estados emocionais e conhecimento para encontrar o que se sente bem. O professor exterior- treinado e com pratica em sentir como a energia sutil flui no corpo, como os músculos e articulações funcionam  e possíveis riscos de lesões, modificações dos asanas para cultivar facilidade e estabilidade, como trabalhar com a respiração -guiando o aluno em aprofundar sua relação com o próprio mestre interior  e assim sua prática.

Por isso entender como funciona o corpo é uma parte fundamental para construir o nosso professor interior .

[pullquote]Parte do desafio é do ser humano ser descrito com uma linguagem completamente diferente e um conjunto de conceitos em modelos científicos tradicionais do Yoga e da ciências ocidentais.[/pullquote]

Um tem prana, koshas, nadis e chakras; o outro tem sistemas constituídos de ossos, tecidos, nervos, órgãos e fluidos. Cada só faz sentido quando entendido como um conjunto formado por seus elementos inter-relacionados. Prana não faz sentido sem o conceito de nadis, assim como os ossos são em grande parte desprovida de sentido prático quando visto separadamente dos tendões, ligamentos e músculos.

Além disso, cada perspectiva tem uma vista do outro. A perspectiva tradicional yogue vê o corpo físico como uma expressão de elementos cósmicos e sutis, enquanto o modelo científico ocidental tende a descartar qualquer noção de forças imateriais ou não fisiológicas como misticismo religioso ou imaginação criativa. Alguns dos que acreditam na perspectiva tradicional sugerem que a tecnologia não é simples, mas capaz de detectar a realidade da energia sutil, enquanto alguns que estão comprometidos com a perspectiva científica ocidental reconhecem o possível efeito material de forças místicas ou espirituais. No jogo de dança destes dois pontos de vista, estamos a tratar de uma rica variedade de informações para nos guiar em nosso aprendizado.

Comments