Neste artigo vamos dar uma olhada no músculo sóleo , sua conexão com o gastrocnêmio e sua relação com a prática do Yoga.

Aqui está a anatomia …

Os músculos gastrocnêmio e sóleo formam o tríceps sural ou complexo gastrocnêmio / sóleo. O músculo sóleo origina a partir da cabeça e do pescoço do osso perónio e através de um arco tendinoso a linha soleal na parte traseira do osso da tíbia. O gastrocnêmio tem duas cabeças; uma se origina do epicôndilo medial do fêmur e outro a partir do epicôndilo lateral. O sóleo e gastrocnêmio anexam ao calcâneo (osso do calcanhar) através do tendão de Aquiles (figura 1).

Gastroc_soleus_origin_insertion

Figura 1: Os Músculos Gastrocnêmio e Sóleo.

Ambos os músculos agem para flexionar o tornozelo e inverter a articulação subtalar. O gastrocnêmio por cruzar o joelho também atua como um flexor. Uma vez que os dois músculos agem para flexão plantar do tornozelo, a dorsiflexão do tornozelo atua em conjuntos para alongá-los. A figura 2 ilustra a relação entre estes músculos em uma seção transversal.

Gastroc_soleus_cross-section

Figura 2: O gastrocnêmio e sóleo em corte transversal.

Traduções: Medial/Lateral Head = Cabeça Lateral Medial, Achilles Tendon = Tendão de Aquiles

Esses músculos ajudam a impulsionar o sangue e fluidos de volta para fora das pernas para a boa circulação de suas pernas.”

Isso porque a contração muscular aumenta o fluxo de sangue e fluido linfático em direção ao coração via um sistema de válvulas de sentido único dentro dos vasos (Figura 3).

one_way_valve_muscles

Figura 3: Válvulas de uma direção

Colocar uma ligeira dobra no joelho durante cão olhando para liberar o gastrocnêmio e focar o trecho mais profundamente no músculo sóleo. Eu utilizei essa dica e achei útil.

Você também pode liberar o gastrocnêmio com uma série de alongamentos em cão olhando para baixo. Finalmente, envolver músculos antagonistas auxiliares para alongar os músculos  através da inibição recíproca. A Figura 4 ilustra sequencialmente a liberação do gastrocnêmio ao dobrar o joelho, usando as mãos para dorsiflexão do tornozelo e em seguida a contração dos quadríceps para endireitar o joelho.

facilitated_stretch_calf_janusirsasana

Figura 4: 1) Dobre o joelho para liberar o gastrocnêmio; 2) Dorsiflex o tornozelo para esticar o sóleo; 3) Contraia o quadríceps para estender o joelho e esticar o gastrocnêmio.

O teste também ilustra  o aumento da dorsiflexão do tornozelo com o joelho dobrado. Nós usamos este teste na ortopedia para diferenciar um curto gastrocnêmio de um tendão de Aquiles com contratura na dorsiflexão do tornozelo com o joelho e, em seguida com o joelho flexionado. O aumento da dorsiflexão do tornozelo com o joelho dobrado indica que a limitação no movimento do tornozelo é proveniente do gastrocnêmio.

Finalmente, a figura 5 ilustra a ligação entre o complexo de gastrocnémio / solear e fáscia plantar

plantar_fascia_calf_stretch

Figura 5: A fáscia plantar e complexo gastrocnêmio / sóleo.

 

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do Yoga…
Namastê

Comments