Nesse artigo vamos falar sobre o Glúteo Médio e a essencial  anatomia deste músculo e ilustrar a sua ação em várias posturas do Yoga.

Aqui está a anatomia …

O glúteo médio origina-se na superfície externa do osso ilíaco e corre para o trocânter maior do fêmur. Este músculo age para estabilizar a pelve quando estamos de pé em uma perna e durante a caminhada. O glúteo médio é também o abdutor primário do quadril. Suas fibras anteriores agem em sinergia com a flexão e rotação interna do quadril flexionado e as fibras mais posteriores sinergizam estendendo e girando externamente o quadril estendido. O glúteo médio é inervado pelo nervo glúteo superior, que é formado a partir de raízes nervosas L4, L5 e S1. A Figura 1 ilustra este músculo.

 

gluteus_medius_nerves

Figura 1: O músculo glúteo médio com sua inervação do nervo glúteo superior.

A postura da árvore ajuda para fortalecer o glúteo médio que é essencial para estabilizar a pelve da perna em pé (figura 2).

 

gluteus_medius_treepose

Figura 2: O glúteo médio estabiliza a pelve na postura da árvore

 

A Figura 3 ilustra a contratação glúteo médio para ajudar a levantar a perna em Ardha chandrasana (Postura da Meia-Lua).

gluteus_medius_ardha_chandrasana

Figura 3: O glúteo médio estabilizar a perna levantada na postura da meia lua.

 

Envolver o glúteo médio na postura do cão olhando para baixo representa criar sinergia na flexão do quadril. Este músculo também ajuda a rodar internamente os quadris, elevando assim os joelhos para a frente. A sugestão de envolver o glúteo médio no cão olhando para baixo é pressionar os pés no tapete e em seguida tentar arrastá-los aparte. Os pés ficam fixos no tapete e não se movem. No entanto, os músculos abdutores, incluindo o glúteo médio, minimus e TFL são ativados para refinar flexão e rotação dos quadris. Clique aqui para ler sobre isso- “Utilizando a Nutação.” Figura 4 ilustra como trabalhar com o glúteo médio e mínimo para refinar postura do cão olhando para baixo.

 

gluteus_medius_downdog

Figura 4: Envolvendo o glúteo médio e mínimo na postura do cão olhando para baixo.

A figura 5 ilustra a sinergia do medius na extensão do quadril glúteo em Purvottanasana.

gluteus_medius_purvottanasana

Figura 5: Envolvendo o glúteo médio para sinergia na extensão do quadril em Purvottanasana.

Finalmente, a figura 6 ilustra o alongamento do glúteo médio em Garudasana.

gluteus_medius_garudasana

 

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do Yoga…
Namastê

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>