Uma grande lista de objetivos é criada para descrever o significado de ser um Yogi, habilidade de praticar asanas de grande dificuldade, esvaziar a mente dos inúmeros pensamentos que rodeiam nosso dia-a-dia, encontrar concentração em apenas um objetivo, meditar profundamente por horas e muitas outras coisa encabeçam esta lista quase que impossível nos dias de hoje. Mas é esse o verdadeiro significado?

O yoga na minha vida tem sido como laboratório e meu objetivo é transferir todos os experimentos que realizei para o cotidiano. Trabalhar na evolução da minha pratica pessoal trouxeram muitas perguntas e algumas delas:

  • Quantas horas precisei praticar para conseguir chegar ao resultado final?
  • Quais os elementos que preciso dar mais atenção para abrir certa parte do meu corpo?
  • Esse método serve para minha pratica ? se não, posso utilizar algo desse método para adaptar as minhas necessidades?
  • A minha pratica não evolui mesmo com dedicação, o que falta? Descanso, melhor alimentação, mais liquido?
  • No nível físico tudo corre bem, mas sinto que minha mente não esta concentrada, como melhorar? Diminuir as praticas e encontrar os amigos para distrair e sair um pouco da pratica pode resolver?

Muitas perguntar e respostas são criadas e solucionadas nesse processo de investigação, tento colocar consciência de como me sinto no presente momento para responder meus questionamentos e não tentar esconder as limitações que existem entre o presente e o objetivo final que geralmente é alivio, afinal seria como entra na faculdade de economia e me sentir como um economista no primeiro dia, só iria me trazer emoções negativas pois as limitações do futuro iriam acabar com meu presente.

De um ponto de vista pratico, questionar e evoluir a pratica é apenas um experimento do Yoga como uma ferramenta para melhorar a forma física, treinar a mente mas que não tem nenhuma aplicação pratica. O ponto de vista pratico é adotar esse processo de questionamento, investigação, tentativa e aprendizado para todos os nossos dias.

Exemplo:

Questionamento: O que me faz sentir bem de manha?
Investigação: Fazer exercício, ler as noticias
Tentativa: Cada dia vou adicionar um elemento investigado na minha manha
Aprendizado: Ler as noticias me deixa de mal humor por causa da negatividade enquanto fazer um pouco de exercício me deu mais energia durante todo dia.

É isso o Yoga para mim, utilizar o processo das praticas no meu dia-a-dia para que de fato eu me sinta um yogi. Persistência é um fator importante porque muitas coisas não agradáveis irão surgir nas tentativas mas é absorver o aprendizado e tentar algo diferente no dia seguinte até encontrar o que encaixa.

Treine o seu processo e adapte para todas as situações na sua vida, no transito, nas insatisfações pessoais e de sua carreira, nos relacionamentos familiares e afetivos, com as pessoas que você acha que não gosta e você irá encontrar uma forma de ligar com a situação e viver no verdadeiro significado do yogi e lembre-se:

porteiro

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>