Em nosso último artigo falamos sobre como refinar e evitar lesões na região lombar.  Neste artigo , vamos falar sobre os cuidados equivocados que muitos de nós acreditamos serem verdades e forneceremos alguns exemplos . Ter cuidado é geralmente baseado no medo: Se você fizer “isto”, algo ruim vai acontecer. Na verdade, advertências equivocadas podem aumentar os riscos e diminuir os benefícios do Yoga, porque segui-las desvia o foco do que é importante. Em certo sentido, este é um tipo de maneira passiva ativa de diminuir benefícios e aumentar os riscos.

Dois exemplos de grande circulação sobre advertências equivocadas se relacionam com a contratação dos quadríceps em várias posturas do Yoga. Uma delas é que as pessoas com  quadríceps  fortes e rótulas desalinhadas tem rápida progressão da artrite e a segunda é que devemos evitar contrair os músculos reto femoral em dobramentos para a frente, pois pode causar “congestionamento”. Nenhuma dessas advertências tem qualquer base na ciência, no entanto são prevalentes e foram incorporadas ao currículo do Yoga, criando um conflito entre os professores e profissionais. Isso resultou em muitos professores desestimularem os estudantes de envolver estes músculos importantes com medo de uma possível lesão. Vou abordar cada uma destas “cuidados”, por sua vez no final do artigo, mas a fim de ajudar a resolver este conflito, vamos apresentar a ciência básica para os músculos, articulações e depois olhar para os benefícios de contrair os quadríceps em uma dobramentos para a frente como Marichyasana I.

Como eu discuto em meus livros , a estabilidade articular é determinada para cada articulação individual por uma combinação de três fatores: forma do osso (bola e soquete vs. dobradiça, etc.), a cápsula e ligamentos e os músculos. No conjunto, os ossos são cobertos com cartilagem articular. Esta cartilagem e os ligamentos em torno das articulações devem ser protegidas durante um alongamento. Alongar ligamentos mais de 6% do seu comprimento normal pode resultar em perda da sua contribuição na estabilidade, especialmente se for feito com frequência .Articulações instáveis ​​tornam-se incongruente; suas superfícies não correspondem perfeitamente de acordo com seu design. Quando superfícies articulares se tornam incongruente, isso pode danificar a cartilagem articular e levar a artrite. Os estabilizadores musculares formam um tipo de manga dinâmica em torno das articulações ajudando a protegê-las, mantendo congruência articular. Este conceito é bem apoiado, especialmente por fisiculturistas  (um sistema semelhante da ginástica que utiliza o peso do corpo para o condicionamento, em vez de pesos externos).

O efeito benéfico da atividade, que inclui necessariamente o envolvimento muscular, especialmente o quadríceps- na cartilagem articular é também apoiada pela literatura médica, incluindo uma recente revisão  de artigos que avaliaram o efeito da atividade na articulação do joelho. A teoria por trás disso é que a cartilagem responde positivamente às forças aplicadas criteriosamente. Uma das revisados ​​artigos afirma:

Em conclusão, demonstramos um efeito protetor de atividades físicas vigorosa no passado e atual sobre a cartilagem do joelho em adultos saudáveis,  sem histórico de lesões nos joelhos ou doenças.

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O quadríceps estabilizando a articulação do joelho em Marichyasana I.
Em seguida, vamos dar uma olhada nos efeitos cascata dos benéficos que se consegue quando envolvemos os quadríceps do joelho estendido em Marichyasana I. Isto inclui:
  1. Melhoria do alinhamento articular e estabilidade no joelho
  2. A liberação dos isquiotibiais através de inibição recíproca  (de modo que o alongamento ocorra no ventre muscular, em vez de alongar demais nos tendões)
  3. O reto femoral sinergia com os psoas na flexão do quadril e inclinação da pelve para a frente. Isso ajuda na prevenção de hiperflexão da coluna lombar na postura, através de acoplamento comum (ritmo lombar-pélvica). (Para aqueles que tendem a hiper-extender o joelho, utilizar co-contração do quadríceps e isquiotibiais para manter o alinhamento)

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A sinergia do reto femoral para a inclinação anterior da pelve.

 

Este é apenas um exemplo de um músculo beneficiando uma postura; obviamente que não se envolver todos os músculos ao mesmo tempo e pode-se até relaxar completamente em certas posturas restauradoras. O que eu recomendo é incorporar o envolvimento muscular periodicamente em sua prática Eu chamo isso de “caminhar ao redor da postura”. Além dos benefícios descritos, praticando desta forma estabelece a conexão mente-corpo e concentra a atenção, criando um estado de meditação dentro de uma prática do Hatha Yoga. Na série Companheiro de Prática leva você através dos músculos envolvidos na estabilização das articulações nos asanas, bem como sugestões para envolvê-los e muito mais. (Caso tenha interesse no primeiro volume dá coleção, clique aqui)

Agora, vamos olhar para os dois exemplos de advertências equivocadas  de que citamos anteriormente:

A primeira afirma que “as pessoas com quadríceps  fortes e rótulas desalinhadas apresentam rápida progressão da doença” (artrite). Esta é, aparentemente, uma interpretação distorcida de um artigo que circulou em 2011.

A segunda implica que contrair uma das cabeças do quadríceps, o reto femoral, cria um congestionamento que no sentido médico, é causada por um bloqueio do fluxo de sangue (ou linfa). Um coágulo de sangue dentro de uma veia ou uma lesão de massa (tal como um tumor) pressionando-o a partir do exterior pode causar congestionamento. Ele também pode ser causado ao nível capilar através de vários processos patológicos. O congestionamento não é causado pela contração muscular.

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O reto Femoral em relação à artéria e veia femoral e Linfonodos Inguinais.
Legenda
Femoral Artery: Artéria femoral
Femoral Vein: Veia Femoral
Inguinal Lymph Nodes: Linfonodos Inguinais
Rectus Femoris:  Reto Femoral
Na verdade, se envolver músculos (como o reto femoral) produz um efeito de “bombear” em ambos os vasos linfáticos e veias, o que melhora o fluxo venoso e alivia “congestionamento”. Uma das razões que mobilizam doentes o mais cedo possível após a cirurgia é para ativar os efeitos da bombeamento pelas contração muscular e assim prevenir o desenvolvimento de trombose venosa (um coágulo em formação devido à estase venosa).
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Diagrama das veias com válvulas de sentido único, demonstrando ação de bombeamento da contração muscular.

Além disso, o reto femoral compartilha a mesma inervação como as outras três cabeças do quadríceps (a divisão posterior do nervo femoral). Portanto, você não pode relaxar sem relaxar o resto do quadríceps (mesmo que você queria). Assim, a tentativa de relaxar os músculos reto femoral em isolamento (para evitar o “congestionamento”) é um exemplo impossível, por causa do medo do imaginário e ao mesmo tempo para evitar o benéfico.

Os riscos de seguir qualquer uma destas advertências equivocadas incluem:

  1. Desalinhamento do joelho, com potenciais efeitos adversos sobre a cartilagem e ligamentos;
  2. Ruptura dos tendões isquiotibiais;
  3. Diminuição da inclinação anterior da pelve, resultando em hiperflexão lombar (nas curvas para a frente);
  4. Perda do efeito do bombeamento as veias; etc. 

Baseando a sua prática e ensino em teorias infundadas tem o potencial de contribuir para o risco de lesões, especialmente considerando o número de pessoas fazendo Yoga hoje.

Se você sofre de dor no joelho ou uma lesão, consulte seu médico; sempre trabalhe sob a orientação de um médico para gerir a sua condição.

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Namasté

Traço Editora e Bandha Yoga

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