A parada de mão é o ponto de partida para posturas invertidas mais complexas, todas elas requerem grande carga nos ombros , pulsos e mãos . Preparamos um pequeno programa com algumas dicas sobre as progressões. A parada de mão é muito almejada pelos praticantes, não apenas pela estética mais também pelos outros benefícios de equilíbrio, calma e concentração.

O que é tão bom a respeito da parada de mão?

Quando corretamente executada, essa postura fortalece cada músculo envolvido no esforço, obviamente mais os ombros e os braços por suportar muito mais carga(peso corporal) e uma considerável melhora da sua resistência geral. A força e o equilíbrio que você obtém permanecendo nessa postura vai refletir em outras atividades físicas que você prática, sem contar que se equilibrar em uma parada de mão é muito divertido.

Alguns de vocês estão pensando que não podem fazer ou irão quebrar a cabeça. Certos movimentos podem ser intimidantes e existe sempre a possibilidade de queda. Mas não se preocupe, seguindo as progressões desse artigo, você vai chegar no seu objetivo de forma segura e rápida. Não há razão para você não completar a parada de mão, ou de melhorar a forma que você pratica hoje.

4 Níveis básicos para dominar a parada de mão

Exitem varias formas de progredir nessa postura, aqui esta a lista dos passos que iremos usar até nosso objetivo, a parada de mão livre de suporte:

  1. Parada de mão virada para a parede
  2. Parada de mão de costas para parede
  3. Parada de mão em L na parede
  4. Parada de mão livre

Mas antes de mergulhar nas progressões com suporte, há duas coisas há fazer para ficarmos prontos para os trabalhos de forma segura e produtiva. A preparação dos pulsos e o condicionamento do corpo na postura em contração.

Preparando seu Pulsos

Primeiro vamos começar com a preparação dos pulsos. Se os pulsos são fracos, a parada de mão será fraca. Esta é também uma das reclamações mais comuns que atingem as pessoas que tentam trabalhar nessa progressão ou em outras posturas onde existe uma elevada carga sobre os pulsos.

Corpo Firme

Você deve adquirir resistência ao permanecer com o corpo rígido se quiser uma parada de mão sólida. Estamos trabalhando com o objetivo de formar uma parada de mão vertical e que exige um núcleo forte para manter sua metades superior e inferior trabalhando em conjunto quando invertidos.

Uma preparação importante para um corpo firme é manter a parte inferior das costas no chão no primeiro passo. Não avance para o próximo nível, até que você conseguir segurar por pelo menos um minuto com suas costas totalmente no chão. Só porque você pode fazer algo não significa que você consegue todo o beneficio e permanecendo por 1 minuto deve ser suficiente para o outro nível.

Aqui está a progressão para um corpo resistente e solido:

Pernas dobradas
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perna-dobrada
Pernas em linha reta
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Pernas retas e alongada
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Braços estendidos
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Os estágios acima simulam o mesmo esforço de quando estamos invertidos na postura. Certifique-se de continuar trabalhando na resistência até que você esteja extremamente confortável com a carga.

Trabalho de parede

Vamos começar a nossa prática da parada de mão com o nosso corpo voltado contra a parede. A maioria das pessoas começam de costas para a parede, mas para aplicar o elemento de resistência é melhor estar virado para a parede.

A Parada de mão de frente para a parede

Escale a parede – com as mãos da largura dos ombros, lentamente caminhe para cima da parede até que as mãos estejam perto da parede. Segure o corpo firme na parada de mão – Com as mão contra a parede, explore a postura com o corpo firme. Saia da parada de mão caminhando os seus pés para chão. Use um tapete ou almofada para amortecer qualquer queda.

Se você estiver com problemas para entrar na parada de mão, provavelmente você precisa trabalhar no fortalecimento dos seus ombros. Em vez de tentar segurar na postura, trabalhe caminhar para cima e para baixo na parede 3 séries de 4 subidas. Uma vez que você estiver confortavelmente permanecendo na postura, segure por 5 a 10 segundos x 6 séries. Descanse entre as séries até que se torne fácil adicionar 5 segundos para cada série das 6.

Estamos trabalhando até sermos capazes de manter 1 série por 60 segundos e passar para o próximo nível.

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A parada de mão de costas para parede

De costas para parede é muito importante porque você pode começar a trabalhar na entrada da parada de mão.Os trabalhos sobre o controle dos seus braços e saltos lentamente até postura. Tente não descontrolar na suas costas, glúteos ou pés contra a parede.

Aqui é a progressão:

  1. Saltar na parada de mão
  2. Corpo firme com os calcanhares na parede
  3. Olhar ligeiramente para baixo
  4. Lentamente saia da postura.
parada-de-mao-costas-parede

Uma vez que você pode segurar o corpo firme na postura com os pés contra a parede por até um minuto, é hora de começar afastar  os pés para longe da parede.

Parada em L

Essa postura é ótima para ganhar força na sua parada de mão e trabalhar a forma. Por ser difícil , precisamos ter consistência e praticar nos dois pontos-chave:

  1. Formar um ângulo de 90 graus
  2. Manter o corpo vertical ao chão sem que os ombros afundem.

Você pode trabalhar esta da mesma forma que as outras progressões. 5 a 10 segundos x 6 e adicionando 5 segundos por definir quanto você pode. Trabalhando até atingir 1 minuto por série.

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A Parada de mão sem suporte

Você finalmente chegou! Depois de árduo trabalho em cada um dos níveis é hora da parada de mão independente. A principio pode ser um pouco difícil psicologicamente porque já não existe uma parede para ajudar no suporte! Mas não deixe isso te parar. Lembre de tudo que você aprendeu até agora e chute para alto. E se algo der errado, lembre-se de que você pode simplesmente rolar com segurança.

As séries são as mesmas como nas outras progressões. Comece de 5 a 10 segundos em 6 séries e evolua até manter uma sólida parada de mão livre por até um minuto.

Alguns pontos a lembrar:

  • Comece com as mãos no chão
  • Firme o corpo inteiro
  • Empurre o corpo para longe do chão
  • Sair da postura – Role ou Gire em caso de desequilíbrio.

E durante toda a prática, divirta-se com ela. Esta postura não é fácil para maioria das pessoas, mas se você se lembrar de fazer com que seja divertido, você vai manter à praticar e que é a tudo.

parada-de-mao-livre

para-de-mao-2

Paradas de Mão Avançadas

Depois de adquirir a base na parada de mão sem suporte, você pode progredir para as variações mais interessantes e avançadas que essa postura possibilita.

Não deixe nada te intimidar você, estas progressões irão dar uma base para que você desenvolva sua mente e corpo para atingir seu objetivo. São simples passos que levados a sério, irão mostrar o resultado.

Namaste,

Felipe Vieira

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