Você pode incorporar ahimsa nas atividades diárias. Por exemplo, alguns yogis não comem carne. Mas o que quer que você decida fazer com sua dieta, você deve se concentrar em praticar amor próprio em tudo o que você faz. Outra maneira de trazer ahimsa para sua vida é através da compaixão. É a capacidade de aceitar os acontecimentos como sãp com um coração aberto, deixando de reagir de forma negativa e substituindo esses sentimentos por bondade e aceitação.

Além disso, mova-se com intenção. Conscientemente, coloque a não-violência em ação. Em vez de deixar os limites do seu corpo criar estresse, tomae a decisão de respeitar intencionalmente e até mesmo amar as limitações que seu próprio corpo possui. Faça as posturas do yoga graciosamente, mas faça isso sem força.

O Yoga oferece-lhe a oportunidade de praticar a não-violência em sua mente ao mesmo tempo. Ao se ajustar ao seu corpo, comece a assistir ao mesmo tempo que seus pensamentos se formam. Cultive sua consciência de seus próprios pensamentos para descobrir se há insinuações de violência contra você ou outras pessoas em sua vida. Contudo, a consciência não significa reação. Você não precisa afastar esses pensamentos e apenas reconheça-os. Observe como eles entram em sua consciência, e depois assista enquanto eles saem novamente.

Ahimsa no corpo e na mente

Podemos entender o ahimsa como o ser consciente dos pensamentos. Os pensamentos naturalmente se movem para dentro e para fora de nossas mentes. Os próprios pensamentos não causam danos. No entanto, segurar os pensamentos e deixá-los repetir uma e outra vez na sua mente é o que no final se transforma em ações ou palavras de violência. Comece a praticar simplesmente observando seus pensamentos em vez de reagir a eles. Quando você se permite reconhecer e observar, você descobrirá que seus pensamentos escapam de sua consciência tão facilmente quanto eles entram.

Você pode estar no auge da saúde e ainda tem seus pensamentos profundamente afetando seu bem-estar. Sim, exercitar e comer bem é extremamente importante para a sua saúde, mas mesmo se você fizer essas coisas “certas”, seus pensamentos podem prejudicá-la. O pensamento negativo envia mensagens para o corpo que desencadeiam a resposta da luta. Os pensamentos fazem isso, mesmo que não haja ameaça externa.

A resposta de luta ou  cortisol, que você deve saber como o hormônio do estresse. Isso, por sua vez, diminui o sistema imunológico, e isso nos torna mais propensos a experimentar dor física e doença. E, novamente, não são apenas aqueles maus pensamentos ruins sobre nós mesmos que fazemos isso. O ciúme, a raiva e o julgamento para com os outros nos fazem sentir mal também.

É aí que nossos pensamentos não-violentos entram. Quando pensamos amorosamente, esses pensamentos desencadeiam a liberação da dopamina no corpo. A dopamina é esse produto químico que faz você se sentir bem e relaxar. Ao contrário do cortisol, a dopamina traz força ao sistema imunológico. Pode até curar doenças. Aqueles que pensam em si mesmos como otimistas tendem a ter sistemas imunológicos mais fortes e se recuperam mais rapidamente de doenças e lesões. Os otimistas podem até viver mais do que aqueles que pensam em si mesmos como pessimistas.

 

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