A maioria das pessoas sabem que um dos benefícios do Yoga é ajudar a cair no sono mais fácil. Mas e se mesmo depois da aula você ainda acorda às 3 da manhã? Ou deitado na cama por uma ou duas horas , apenas a tentando dormir? Muitos de nós já experimentamos essa sensação. Às vezes, nem inúmeros cães olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana) ou paradas de ombro (Sarvangasana ) são suficiente para garantir uma sólida noite de sono. Mas alguns truques inspirados no Yoga para adormecer ainda pode ajudá-la a obter uma ótima noite de sono -sem sequer acordar seu parceiro! Estes três truques são baseados em técnicas de consciência que você possivelmente já pratica durante os  asana ou meditação e facilmente se adaptar a ajudá-la a obter os tão necessários Zs. Tente todos os três e veja qual delas ou as que funcionam melhor para você!
1. Padrão da Respiração

Esta é a base de qualquer prática do Yoga e ela pode fazer maravilhas debaixo das cobertas também. Na verdade, eu recomendo fazer este exercício em primeiro lugar e depois tentar um dos outros.

Primeiro, certifique-se de que você está respirando pelo nariz. Comece a contar o tempo que você inspira e expira. Veja se você pode torná-los iguais e mantenha isso por várias ciclos.

Quando este padrão ficar natural, comece a adicionar mais um na contagem de suas expirações. Aos poucos, construa longas expirações até que as expirações sejam o dobro  do tempo das inspirações.  Mantenha a proporção 1-2, continue contando e mantenha o foco na sua respiração.

Este tipo de padrão respiratório sinais para o seu sistema nervoso parassimpático que você está em um lugar seguro e os nervos e corpo são permitidos relaxar. A respiração controlada diminui sua frequência cardíaca e pressão arterial.

2. A Seleção dos Pensamentos

Jin Shin Jyutsu , ou a arte de liberar tensões que causam muitos sintomas e doenças diferentes no corpo tem suas raízes na antiguidade japonesa mas tinha caído perto da obscuridade até que foi revivida por Jiro Murai no início de 1900.

A técnica de meditação que qualquer um pode fazer, ele pressupõe que cada dedo das mãos estão ligados a uma emoção que você pode tocar.

  • Cinco dedosPolegar é a preocupação.
  • Indicador é o medo.
  • Médio é a raiva.
  • Anelar é tristeza e culpa.
  • Mindinho está ligado a sonhos e desejos.

Para usar esta prática para adormecer, Com uma mão segure o dedo da outra mão. Por exemplo, você pode começar segurando o polegar esquerdo com a mão direita. Então, mentalize as coisas em sua vida que se encaixam a emoção que é representado por esse dedo.

Quando você sentir resolveu as questões da emoção relacionado com o dedo,  passe para o próximo, trabalhando a partir de seu polegar até o seu dedo mindinho. Esta é uma grande técnica se você tiver problemas para acalmar a mente porque muitos pensamentos estão em sua mente ao mesmo tempo.

Use esta prática para resolver seus pensamentos e não deixar sua imaginação correr solta ou para tentar chegar a soluções. É simplesmente uma maneira de trazer a consciência a sua mente inconsciente, e criar espaço para arrumar a confusão que se acumula ao longo do dia.

3. Visualização

A visualização pode ser uma ferramenta poderosa para fazer o corpo seguir a mente. Tente imaginar o seu lugar favorito, ou invente o seu novo lugar favorito em sua imaginação. Realmente se concentre nos detalhes;  o seu cheiro, ou cada detalhe que estão presentes?

Vamos dizer que é uma praia tropical. É uma cabana na grama ou sobre a água? Como são as paredes ? Existe uma rede na frente? Também não deixe de se concentrar em como o lugar faz você se sentir, a sensação de facilidade que lhe dá.

Você pode voltar para esse lugar a qualquer momento, noite após noite ou modificar a sua visão e ajustar da forma que você está se sentindo naquele dia.

Outra visualização poderosa é a de tentar dar a seus pensamentos uma presença. Isso geralmente é feito durante a meditação guiada, mas pode fazer maravilhas para ajudá-lo a relaxar no sono. Em primeiro lugar, tente e ver se você pode apenas observar seus pensamentos sem julgamento.

Cada vez que um novo pensamento surge na sua cabeça, imagine sendo levado em uma nuvem ou para o céu em um balão. Observe que ele está à deriva cada vez mais longe, até que você não pode mais vê-lo. Faça isso com cada novo pensamento que surge.

As vezes você pode encontrar-se com um céu inteiro de pensamentos ! Isso é bom. Concentre sua atenção em visualizá-los ficando menores e menores .

Não ser capaz de adormecer ou ficar dormindo pode ser uma experiência frustrante e estressante, especialmente se é um problema recorrente.

Além de manter uma prática regular de Yoga, estas dicas baseadas no Yoga podem ser o bilhete para o seu sono tranquilo. Experimente estas dicas para adormecer e veja se alguma delas detém a chave para você!

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