Muitos conseguimos  correr uma maratona, mas alcançar os dedos dos pés com as mãos é uma missão quase impossível? Você pode levantar kilos e kilos com facilidade, mas enfrenta uma batalha para fazer um simples alongamento? Claramente, a flexibilidade é um elemento que muitas pessoas tendem a negligenciar. Se você está procurando maneiras de melhorar a flexibilidade, o Yoga é possivelmente o exercício mais eficaz para alcançar este objetivo.

Em primeiro lugar: não se machucar

A chave para melhorar a sua flexibilidade é desenvolver de uma forma lenta e constante. Yoga para iniciantes exige dos participantes realizar alongamentos e posturas por apenas 10 a 20 segundos, a fim de deixar alongar os músculos pouco a pouco e com segurança. Isso também permite que os ligamentos, articulações e tendões se habituem a essa gama de movimentos. Conforme você avança, você pode prolongar o tempo nas posturas e ao mesmo tempo alongar seu corpo ainda mais.

Os seguintes posturas do yoga (asanas) são recomendadas para aumentar a sua flexibilidade..

Postura da Vaca (Bitilasana)

cat-and-cow-poses-yoga

Esta pode ser a postura de aquecimento. Com as palmas de suas mãos e topos de seus pés pressionados uniformemente contra o colchão. Com uma inspiração, (1) olhe para cima e (2 )arque as costas de maneira uniforme, (2)alongando do osso púbico para esterno. Quando você expira, (2)volte a parte traseira completamente dobrando o cóccix e encostando o  queixo no peito, para alongar a parte de trás do pescoço. Parece que não tem nada a ver com flexibilidade, certo? Pense outra vez, a maioria das posturas que exigem flexibilidade envolvem  o seu pescoço e costas. 

 Alongamento Lateral Intenso ( Parsvottanasana )

25eba5c45cbbdfe0fc4e133c7515660fTrabalhando a coluna.  (1) Posiciona-se em linha reta com as pernas afastadas e o pé de trás aberto 45 graus (olhe foto). (2) Feche os braços atrás das costas. (3) Lentamente dobre a coluna até encostar a testa no joelho ou fixe os olhos em direção ao pés. Lembre-se de não curvar o peitoral para dentro. (4) Retorne à posição vertical. (5) Faça o mesmo com o outro lado. Se isso for muito difícil para você, simplesmente abrace os braços por trás e dobre-se para frente.

Plough Pose (Halasana)

Essa postura alonga a região lombar e o pescoço Halasana, esta são posturas  para alívio das tensões causadas por ficar sentado na frente do computador o dia inteiro. (1) Deite-se de costas com os braços totalmente esticados no lado esquerdo e direito da parte superior do corpo ou interlace as mãos. Depois (2) levante as pernas para trazer seus pés acima e além da sua cabeça. (3) Mova seus pés mais longe de sua cabeça. (4) Apoie a  parte superior das costas, com os braços e mãos .

Mãos para Pés (Uttasana)

forward_bend_19v88ic-19v88ipEsta é uma clássica e provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça quando o assunto é alongamento, yoga ou flexilidade. É uma boa maneira de treinar, alongar e fortalecer as pernas e coluna vertebral. (1)Fique em linha reta. (2)Lentamente levante os braços acima da cabeça, ao inspirar. (3) Dobre para a frente até alcançar os dedos dos pés. Se possível, dobre até que seu abdômen toque suas pernas. Respire fundo e mantenha a postura.

A flexibilidade é essencial para aumentar as capacidades físicas e para evitar lesões, não só quando você faz esporte, mas também no dia-a-dia. Todos os tipos de atletas que estão à procura de formas de melhorar a flexibilidade procuram o yoga. Mesmo se você não é um fã do Yoga, você realmente deve considerar fazer esta sessão básica de Yoga 3 a 4 vezes por semana e permaneça em cada postura por 3 minutos, durante 6 a 8 semanas e você vai ver uma melhoria significativa da sua capacidade de alongamento.

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>