O drishti é o termo em sânscrito que significa olhar. Outras palavras em sânscrito relacionadas são drishau – olho, drishh – para ver, drishhtah – observar, drishhtim – Visão. Drishti pode ser explicado como olhar ou olhar para dentro. É essencialmente uma técnica com foco de direcionar o olhar em pontos específicos, por exemplo, no umbigo o foco é dirigido para dentro. Isso ajuda a aumentar a concentração e consciência para o movimento que estamos realizando.

Passamos a maior parte de nossas horas com o nosso foco direcionado para fora para nos manter seguros e conscientes em um mundo muitas vezes perigoso. Você não vai, por exemplo, apreciar o cruzar de um rua movimentada com o seu foco dirigido para dentro, não se você quer viver.

Praticar asanas nos oferece uma oportunidade de tirar um tempo e com segurança olhar para dentro de nós mesmos, profundamente no microcosmo para observar o que está realmente acontecendo. Muitas vezes perdemos esta oportunidade e ignoramos uma parte fundamental e essencial da prática ficando mais interessado em ver o que as outras pessoas estão fazendo (promoção da competitividade e comparação que não têm lugar legítimo na esfera do Yoga), ou olhando no espelho (alimentação ego e vaidade ou mesmo minando nossa confiança, se não gostamos do que vemos), ou olhando para o professor para orientação (quando na verdade nós devemos olhar para o professor interior), ou para o relógio na parede (que nos distrair do momento presente, que é onde devemos ser quando praticamos).

Drishti tem pouco a ver com a nossa visão física, o real é olhar para dentro, portanto, Drishti pode ser realizado com a mesma eficácia, se você é cego ou talvez de forma mais eficaz. Se fixarmos nosso olhar sobre objetos distantes ficamos essencialmente fora de nós mesmos, ao passo que se fixarmos nosso olhar dentro de nós embarcamos em uma viagem para ver a nós mesmos como realmente somos e nos conectar com os aspectos mais sutis de nossa prática, como a respiração e os bandhas.

Listamos abaixo alguns pontos Drishti que são encontrados em Ashtanga Vinyasa Yoga . Eles são os seguintes com alguns exemplos de sua aplicação:

  • Nasagrai: Ponta do nariz – Uttanasana
  • Nabi Chakra: Umbigo – Adho Mukha Svanasana
  • Hastagrai: Mão – Triângulo
  • Padayoragrai: Os Dedos dos Pés – Paschimottanasana
  • Angusta ma dyAi: Os Polegares – Utthita Hasta Padangusthasana
  • Urdhva / Antara Drishti: Para o Céu -. Guerreiro I
  • Parsva Drishti: Para a direita – Bharadvajasana I
  • Parsva Drishti: Para a esquerda – Bharadvajasana I
  • Ajna Chakra / Broomadhya: O Terceiro Olho / entre as sobrancelhas -Kurmasana

Não se preocupe se você não se lembra de todos os pontos relevantes, qualquer bom professor vai consistentemente direcionar o olhar para a direção adequada em cada postura praticado durante a aula. Se você estiver praticando em casa uma alternativa é deixar o seu movimento olhar na direção do alongamento por exemplo, em uma torção da coluna permita a olhar de seguir na direção da sua coluna que irá levá-lo a Parsva drishti sobre seu ombro. Os seus olhos devem comporta-se como sendo os de uma boneca que acompanha o movimento da cabeça, ou seja. Quando a cabeça se move o olhar segue na mesma direção.

Outro ponto importante a ser observado é que o olhar deve permanecer suave refletindo a qualidade do núcleo do seu corpo (este é o eixo central que vai do períneo para o cérebro). Se o olhar é difícil cria-se um endurecimento no corpo e criar mais tensão ao invés  liberar. Este endurecimento pode melhorar a nossa sensação de separação e desconexão levando ao estresse e ansiedade. Assim, além de contemplar na localidade direita, separe um momento para verificar que os globos oculares estão suaves dentro das posturas e que você não está apertando ou estreitando os olhos . Muitas vezes os alunos relatam que olhando para a ponta do nariz cria visão dupla e os faz sentir tonturas; isso pode ser um sinal de que você está estressando a visão.

Os exercícios a seguir podem ajudá-lo a praticar Drishti e pode ser feito a qualquer momento . Eles também podem fornecer uma ferramenta maravilhosa para relaxar.

1. Concentre-se e dirija o seu olhar em pontos específicos, por exemplo. uma única letra de uma palavra em uma página, um ponto no chão, uma pétala de uma flor. Observe o que é que eventualmente faz com que você desviar o olhar.

2. Tente controlar o seu desejo de olhar para alguma coisa se movendo há distância.

3. Olhar apenas para além da ponta do seu nariz durante um minuto.

4. Observe seus olhos vagando, perceba o que é que distrai!

5. Aprenda a olhar suavemente, como você olha para um ponto, verifique a qualidade dos seus olhos, relaxe conscientemente.

6. Dê uma olhada nas fotos de pessoas praticando posturas e observar a qualidade do seu olhar e você vai ver que eles não estão olhando para fora.

Drishti é um dos componentes fundamentais de Ashtanga Vinyasa Yoga, juntamente com ujjayi (respiração vitoriosa) e os bandhas (fechaduras / vedações). Quando estes três são actualizados em uníssono o estado conhecido como Tristana ocorre. Isso qualifica a prática sendo fluida, graciosa, sutil, forte, pura e em última análise meditativa. Drishti é uma ferramenta, um microscópio, uma lente para ver tudo o que está dentro de cada célula. Use-o e os benefícios em breve se tornarão claros.

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