Os Estados Alterados de Consciência (EAC), originalmente conhecidos como estado de consciência cósmica ou Samadhi – estado de profunda concentração – são práticas benéficas para o controle da mente e do corpo. Estes estados não envolvem apenas o transe, e sim a capacidade de viajar na realidade incomum por meio da mente.

O alcance individual dos EAC podem se dar através de diversas técnicas e filosofias, as quais compreendem em um momento final o bem-estar e a paz interior. As experiências visionárias de êxtase, a hipnose, os estados xamânicos, o uso de ervas sagradas, as danças, os rituais, os exercícios de meditação, os vários tipos de yoga, os diversos tipos de oração, o jejum de purificação e elevação espiritual, os ritos de passagem, o transe mediúnico, são exemplos de experiências onde se mergulha profundamente na estrutura e nos mecanismos da consciência para compreender seu funcionamento.

De acordo com a professora de yoga, Lívia Cunha, em nossa atualidade somos induzidos a nos relacionarmos dentro do estado comum de consciência, que seria o estado ‘normal’. “Os avanços da ciência mostram que o nosso cérebro produz suas próprias substâncias, veículos para alterar a mente. Isso é o que nos prova a existência de outros estados da mente, os quais fogem do que vemos comumente”, afirma.

EAC no Yoga
Todos os estilos de yoga têm o objetivo de encontrar o estado de alteração da consciência e, consequentemente, atingir o Samadhi. “Especificamente nos estilos Hatha e Ashtanga os EAC são trabalhados através dos asanas, posturas do yoga, nos quais se trabalham o corpo, a mente e o espírito. Esses estados se concluem por meio da prática diária que nos traz a paz interior, o bem-estar e, consequentemente grandes benefícios para a nossa vida”, lembra Lívia.

A meditação pode ser considerada um dos Estados Alterados de Consciência mais praticada no mundo. São tantos benefícios adquiridos para a mente e para o corpo que é impossível citar um só. Além de obter a sensação de bem-estar da mente, a meditação pode aumentar a imunidade do organismo. Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse.

EAC no Xamanismo
O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, um conjunto de crenças ancestrais. Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde.
Os Estados Alterados, Xamânicos ou Sagrados de Consciência, são as bases das práticas no Xamanismo. “A busca por EAC é algo inerente ao ser humano. Nosso próprio organismo produz substâncias que estimulam as ondas cerebrais a mudarem seu padrão de funcionamento estimulando outros tipos de percepções”, explica o condutor de roda de estudos Xamânicos, Marcos Vinícius da Cunha Júnior.

Ainda de acordo com Marcos Vinícius, o xamã, assim como o yogui, entende que a luz da consciência vai além do estado ordinário em que vivemos a maior parte da vida, transcendendo o espaço e o tempo. “Os Estados Alterados de Consciência permitem a maior compreensão de quem somos e da natureza que nos cerca. O xamanismo compreende esses estados como algo fundamental para o desenvolvimento intelecto moral do ser humano. Por isso são estimulados através de diferentes práticas, sons, danças, respirações, meditações, visualizações, utilização de plantas de poder, entre outras. Com o objetivo de expandir a percepção da nossa consciência, para a cura, o desenvolvimento moral, intelectual, emocional, espiritual. O Xamã pode ser considerado o viajante dos caminhos da consciência”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>