Há alguns anos fiquei muito intrigada com os componentes químicos dos desodorantes antitranspirantes, principalmente porque soube que há alguns estudos que indicam que pode existir alguma relação entre o uso deste produto de higiene pessoal e o câncer de mama em razão da presença, em especial, de parabenos e de alumínio na sua composição. Então, resolvi fazer o meu próprio desodorante. Porque verdade ou não, é melhor prevenir do que remediar!

 Além desses componentes químicos, fato é que o antitranspirante impede a transpiração, processo pelo qual eliminamos toxinas, substâncias que não fazem bem ao nosso organismo. Pensei em experimentar algo diferente. Resolvi tentar produzir o meu próprio desodorante. 

Deu certo. Uso o desodorante caseiro natural há quatro anos. A receita é muito simples e funciona. Misturo água com bicarbonato de sódio. Recomendo a proporção de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 150ml de água, mas isto pode variar a depender da quantidade de produção de suor. 

Você pode pingar uma ou duas gotinhas de óleo essencial para acrescentar uma fragrância de sua preferência. Eu gosto de lavanda. Costumo fazer esta mistura em um pote de vidro de geleia e a aplicação eu faço com um pincel para pintar cabelos. Já tentei colocar a solução em um recipiente para borrifar, mas ela é levemente viscosa e isto impede o bom funcionamento do borrifador. Se você tem o costume de usar gillettes para tirar os pelos das axilas, o uso desta solução logo em seguida pode causar uma leve coceira que não deve durar muito tempo. 

É bom lembrar que bicarbonato de sódio com água é um desodorante e não um antitranspirante, de modo que você vai transpirar, mas o bicarbonato inibirá o mal cheiro do suor. 

Aproveite o verão! Namastê! Namaskar!

Camille CostaUma pessoa urbana com desejos bucólicos. Ela fez o curso de Biopsicologia no Instituto Visão Futuro, tem interesse em jardinagem, cultura de paz, mobilidade urbana, dentre tantas outras coisas. Adora tomar chá e dançar contato improvisação. Profissionalmente, tenta garantir o acesso à justiça da população carente como Defensora Pública.

Comments