No último artigo, falamos sobre como os mestres de variadas disciplinas continuamente aperfeiçoam suas artes – mesmo já sendo mestres. Seguindo com o artigo traremos as informações básicas sobre a nutação sacral e daremos a você uma dica de como utilizar o tensor fascia lata e gluteus medius para criar o movimento de abertura e aperfeiçoamento profundo em flexões para frente, especialmente na postura do alongamento intenso (Uttanasana).

Uttanasana

Os músculos tensor fascia lata (TFL) e gluteus medius estão dos lados da pélvis. O TFL origina-se na região da frente do osso ilíaco e insere-se no Iliotibial e de lá estende-se até a parte de fora da tíbia (azul escuro) .O gluteus medius origina-se um pouco mais atrás do osso ilíaco inserindo-se no trocânter, no topo do fêmur, osso da região da coxa (Azul Claro). A principal ação destes músculos é a de afastar o quadril . O TLF e as fibras mais anteriores do gluteus medius também são responsáveis pela rotação interna do fêmur.

Ação: Se os fêmures estiverem fixos pela fixação dos pés no tapete ativando esses músculos para empurrar para o osso ilíaco (Bacia) para sua origem.

Reação: Criando um certo grau de mobilidade na articulação sacroilíaca.

Este é um exemplo de contração “cadeia fechada”, em que a ativação do músculo movimenta a sua origem ao invés da inserção (movimento de inserção é considerado uma contração “cadeia aberta”).

Como Executar a partir da postura Uttanasana:

  1.  Ação: Com firmeza pressione os pés no tapete e tente separá-los suavemente (sem que eles se movam), Ativação do TFL e o gluteus medius.
    Reação: Estes músculos irão puxar o osso ilíaco (Bacia) e libertar a articulação sacroilíaca possibilitando alguns milímetros de flexão nas posturas de flexão para frente durante a nutação.

Lembre-se de ir devagar na aplicação desta técnica. Não é necessário o uso de força muscular na contração para experimentar os seus benefícios. Comece com uma força gentil e aprenda a moderar a contração. Seja cuidadoso também ao gradualmente aliviar as ações dos músculos. Isto também se aplica quando usamos os ombros – Gentilmente contraindo e aliviando.

Fique atento no próximo artigo, quando ilustraremos os benefícios do tensor fascia lata e gluteus medius ao contrair as rótulas para fora nas posturas flexão para frente .Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do yoga…

Namasté,

Ray and Chris

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