Este é o último mas não o menos importante artigo sobre técnicas de aperfeiçoamento das posturas de flexão para frente utilizando Uttanasana como exemplo. Na artigo parte 2 falamos sobre o tensor fascia lata (Azul Escuro) e  gluteus medius (Azul Claro). Contraindo estes músculos podemos ativar o movimento na articulação sacroilidiana, ajudando a proteger a coluna lombar de uma hiperflexão.

nutação

Agora, quando executamos um flexões para frente a partir quadris, o gluteus maximus alonga-se. Isto empurra o fémur que pode girar externamente e vira as rótulas ligeiramente para fora.  O ideal seria que as rótulas apontasse para frente. Um benefício extra decorrente da ativação do tensor fascia lata (TFL) e do gluteus medius é a rotação interna da coxa. O gluteus medius contribui nesta ação quando os quadris estão flexionados. Neutraliza a força do alongamento do gluteus medius trazendo a rotulá para a posição frontal que é a forma ideal da posição.

Perceba que ao fixar os pés no tapete gentilmente tentando separá-los você sentirá a coxa se movimentando internamente.

Então, tente também ativar o TLF e o gluteus medius nas posturas de flexão para frente sentados. Por exemplo, Na postura do ângulo afastado (Upavistha Konasana), a dica para esta postura é:

  1. Pressione o calcanhar contra o chão e
  2. Afastes um do outro.Você pode também pressionar as extremidades dos pés (região dos dedos) ou a parte inferior das pernas (região da canela) contra as mãos para ter um efeito similar. Sinta como esta técnica aprofunda e aprimora os dobramentos frontais.

Lembre-se de respeitar os seus limites quando realizar as posturas. Treine para ativar e soltar com leveza os músculos enquanto você dá forma a suas posturas.

Dê uma olhada nos  livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do yoga…
Namasté
Ray

 

2 comments

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>