kundalini-chakrasCiência anciã e arte sagrada, a Kundalini Yoga é também uma tecnologia contemporânea para a realização de uma vida física, mental e espiritual saudável.

Seu sistema foi criado na India há muitos séculos atrás e era transmitida somente para aqueles alunos que podiam provar sua dedicação, autodisciplina, humildade e obediência ao professor, permanecendo oculta para a maior parte da sociedade ao longo dos tempos.

Antigas escrituras sagradas proclamavam que aquele que ensinasse Kundalini Yoga publicamente, não viveria o suficiente para ver seu próximo aniversário.

Yogi Bhajan, mestre em Kundalini Yoga e Meditação desde os 16 anos de idade, entendendo que essas técnicas yóguicas dinâmicas deveriam beneficiar o maior número de pessoas possível, contrariou a tradição milenar e no final da década de 60, revelou para o mundo ocidental a Yoga da consciência.

Em poucas palavras, Kundalini Yoga é a união do corpo, da mente e da alma, por meio da conciência, do auto-conhecimento.

Através de posturas do corpo, exercícios de respiração, travas de recondução de energia, estímulo de pontos reflexos, exercícios físicos, relaxamento induzido, entoação de mantras e técnicas de meditação, a sua prática estimula e eleva diretamente a energia kundalini, energia potencial adormecida na base da coluna de todo ser humano.

Ao ser estimulada essa energia de conciência se eleva, atuando diretamente nos chackras, os centros de energia distribuidos pelo corpo humano, que precisam estar em equilíbrio para que a energia possa fluir livremente, ativando e fortalecendo os sistemas nervoso, linfático, respiratório, digestivo, glandular, cirulatório, endócrino, músculo-esquelético, imunológico e genito-urinário.

A Kundalini Yoga foi especialmente elaborada para manipular adequada e seguramente  essa energia tão poderosa que é a energia Kundalini, esse “fio condutor” que alinha corpo, mente e alma em direção à evolução, sincronizando pensamento, fala e ação através da expansão da consciência.

Nos anos 70, a Kundalini Yoga encontrou terreno fértil em solo americano, onde desenvolveu-se fortemente, formando sua maior comunidade. Em seguida ampliou suas raízes para países europeus, com destaque para a Alemanha. Paralelamente irradiou-se para os quatro cantos do planeta e atualmente está difundida por toda a américa Latina, Africa, Rússia e China, apenas para citar alguns exemplos. No Brasil, aportou em São Paulo na década de 80, pelas mãos do brasileiro Guru Sewak e sua esposa, a americana Subagh Kaur, alunos diretos do mestre Yogi Bhajan, que receberam a missão de divulgá-la em terras tupiniquins.

Hoje em dia a Kundalini Yoga encontra-se estabelecida nos principais centros mundiais, com sua tecnologia proporcionando saúde e equilíbrio ao seus praticantes, num mundo cada vez mais exigente e cheio de desafios, exatamente como previu Yogi Bhajan. Porém, apesar de existirem diversos espaços públicos para a prática, curiosa e sintomaticamente, em todo o mundo, grande parte dos professores de Kundalini yoga ministram aulas em suas próprias casas, para poucos alunos, como na origem da tradição.

5 comments

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>