“Aos que me perguntam como é praticar yoga digo: Confie! Quem confia se encontra, quem se encontra, descansa, quem descansa, relaxa, quem relaxa alivia o estresse , quem alivia organiza alma, mente e espírito, na perspectiva de todo benefício que a paz traz! Yoga é Paz, é saúde, é cura, confiança e alegria! Assim está sendo pra mim o espírito do yoga” – Joander Gigante, cirurgião-dentista.

Joander ainda afirma que após iniciar sua prática sente uma “absurda melhora” em seus dias, uma melhor disposição e chegando cada vez mais próximo do equilíbrio entre corpo e mente.

Talvez não seja novidade para você que o yoga melhore a flexibilidade, a disposição, o tônus muscular. Mas talvez seja novidade que o Yoga transforma a vida de todos. Yoga é muito além do físico. É conexão, é absorção de energia, é descondicionar-se dos antigos padrões, é renascer!

E, se yoga é ação interna, basta você existir para praticá-lo. Crianças, Jovens, idosos, homens, mulheres, obesos, magros, cegos, atletas, cadeirantes… todos podem e devem praticar, com a orientação de um professor.

 “A prática de yoga me traz discernimento, sensibilidade e clareza para meus atendimentos. A cada aula consigo sentir o quanto elevo minha frequencia vibracional.”, diz Dalila Favareto, bióloga, esteticista tecnica e terapeuta quantica em thetahealing e biomagnestismo.

O yoga alivia ou elimina gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional; estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas psico- somáticos. “Durante a prática é possível esquecer dos problemas do mundo externo, uma concentração na atividade faz com que seja alcançado um nível de tranquilidade que eu jamais havia conseguido, hoje me ajuda em momentos de crises emocionais mesmo fora das aulas. O esforço para permanecer em certas posições faz com que eu atinja também uma satisfação física. A sensação de gratidão, tranquilidade e relaxamento muscular e da mente alcançados ao fim das práticas me motivam a continuar por vários outros anos”, diz Daniel Nogueira, engenheiro elétrico.

É possível alcançar também a expressão real de nosso potencial humano latente e a melhoria do relacionamento humano. Isso a empresária Marina Gurgel reconheceu na prática: “por ter uma empresa e lidar com pessoas o tempo todo preciso estar sempre bem (fisicamente e mentalmente) e a yoga caiu como uma luva! O Yoga me traz calma, tranquilidade, serenidade, força, paz, reduz meu ritmo de estresse e ansiedade, equilibra minha mente e possibilita que me conheça mais e mais, tanto fisicamente como mentalmente… sou outra pessoa depois que comecei a praticar… você aprende também a pensar mais nas pessoas, a olhar mais em sua volta e também a estar disponível para ajudá-las.”

William Faccini , terapeuta tântrico, relata que o Yoga foi um divisor de aguas em sua vida, pois alem de mantê-lo bem energeticamente ainda lhe deu melhor estrutura para trabalhar com o corpo sem o desgaste do dia a dia. O yoga faz com que a destreza de habilidades mais nobres aumente, com que a coordenação motora e o tempo de reação melhore, o estado de presença se potencialize, como também as funções cognitivas. Iara Ramirez, também terapêuta tântrica, diz que durante a pratica se sente como se estivesse ampliando sua capacidade de força e flexibilidade e com a energia criada no espaço, pela turma e professora, sente uma motivação para ir até o final da prática: “quando então me sinto totalmente renovada, com muito mais energia e disposição do que eu tinha no inicio.”

Também aprimora intensamente nosso intelecto, concentração e memória e alivia o estresse. Rodger Fabris, assistente de gerência de vendas afirma que encontrou no Yoga uma forma para se livrar ritmo frenético no qual vinha vivendo e começar a viver a vida de uma outra maneira. Hoje, já não se imagina mais sem praticar. “Yoga salva vidas!”, diz.

Podemos notar também que o humor melhora e satisfação existencial também. Para o microempresário Ulisses Martins, dedicado as aulas e a meditação há sete meses, a prática veio como uma solução para sua ansiedade e acabou lhe mostrando também um novo estilo de vida: “hoje sou uma pessoa mais completa e mais centrada graças a Yoga.”

Ao longo da prática, outros presentes para a vida vão sendo experienciados: as dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo, a imunidade e o sono também sentem grandes benefícios. A flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumenta. As funções excretórias melhoram. As funções glandulares e gastro intestinais normalizam. Uma desintoxicação orgânica e mental ocorre com grande intensidade.

Por fim, a parte espiritual é trabalhada de forma intensa. O maior número de realizações espirituais na humanidade sempre esteve do lado dos praticantes de yoga. Há uma riqueza de dimensões inimagináveis nas práticas de meditação e nas escrituras yoguis, bem como nas técnicas mais avançadas. Entretanto, um preparo anterior com as partes da yoga que trabalham o corpo e a mente é necessário para um desenvolvimento seguro e equilibrado nesta área.

E você, sabendo de tudo isso, se convenceu a experimentar?

Comments