Muitas pessoas se assustam com os asanas, posturas físicas, do Yoga, e pensam que a prática é só para aqueles que já possuem corpos super flexíveis ou fortes.

A prática de Yoga é benéfica para todos! Pessoas com problemas de coluna, rígidas demais, sedentários, gestantes, hipertensos, todos se beneficiam com a prática. Quando começamos a praticar, sentimos a necessidade de adaptar os asanas ao nosso corpo. E, mesmo com os asanas adaptados já sentimos seus efeitos. Isso, porque cada corpo funciona de uma forma, e todos nós temos limitações. Com o tempo, vamos retirando a tensão acumulada em nosso corpo e, ao mesmo tempo, adquirindo mais força e flexibilidade, executando os asanas de forma cada vez mais consciente. Ao mesmo tempo, começamos a conhecer nosso conteúdo mental. Que tipo de pensamento se fixa em nossa mente frente às frustações da não realização de um asana e da constatação de nossa limitação.

Além disso, todo ser humano, é dotado da capacidade para o autoconhecimento. Se Yoga é uma prática cujo objetivo é conhecer o corpo-mente, para atingir um estado de libertação, então não importam as limitações físicas. O conhecimento do corpo-mente, nosso instrumento de interação com o mundo, nos permite usá-lo da forma mais eficiente, até atingir um estado de total libertade e consciência. E, se é isso que buscamos no Yoga, isso é possível para todos.

Carina Uchoas

Comments