Yoga significa união. Em um mundo que nos bombardeia com clichés sobre a conexão entre mente, corpo e espírito, isto é muito importante. Mas, em termos de seres humanos, o que é a conexão entre as posturas (asanas), respiração (pranayama), filosofia e psicologia ocidental? David Frawley, autor de Yoga e Ayurveda escreve:
” Métodos de Yoga cobre todo o campo de nossa existência – a partir da física, sensorial, emocional, mental e espiritual para a maior auto-realização. Ele inclui todos os métodos de maior evolução na humanidade – posturas físicas, posturas éticas, controle da respiração, métodos sensoriais, afirmações e visualizações, oração e mantra, e disciplinas meditativas complexos. Yoga compreende a natureza e inter-relações dos universos físicos, sutil e sem forma para o infinito sem limites para o além do tempo e do espaço, e nos mostra como estes também existem dentro de cada ser humano.”

Mas, ainda mais básico do que isso, “Como é que yoga pode nos ajudar?”

Aqui estão 5 maneiras Yoga ajuda:

1. Yoga reduz o estresse, desencadeando a resposta de relaxamento.
Isto é obtido através da respiração consciente, praticando posturas, aprendendo técnicas de relaxamento e meditação. O antídoto para a resposta ao estresse é a resposta de relaxamento, o que ativa o sistema nervoso para-simpático. Mais importante ainda, yoga nos ensina como manter-se calmo em frente ao desconforto e desafio. Nós aprendemos a arte de rendição.

2. Yoga nos ajuda a prestar atenção.
Muitas pessoas que praticam Yoga notam que são dominadores, tanto fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Muitas vezes, esta auto-consciência começa por prestar atenção à nossa respiração e todos os nossos hábitos. Em seguida, passamos para os nossos ciclos de pensamento, e, finalmente, para onde podemos administrar a tensão em nossos corpos.

3. Yoga cura nossos corpos e mentes.
As posturas, respiração consciente e visualização servem como terapia para reduzir a dor física, bem como a ansiedade emocional. Nós aprendemos métodos práticos de auto-conforto. E através de um esforço ativo, nós avançamos nossa prática diariamente.

4. Yoga rompe nossos maus hábitos.
Com yoga, aprendemos que, padrões saudáveis novos que se sobrepõem a hábitos nocivos. Através de yoga, aprendemos a disciplina e compromisso com a nossa própria saúde. Deixando de lado os hábitos pouco saudáveis nos permite ver as possibilidades de forma mais clara.

5. Yoga nos lembra de ser responsável.
Tenho visto que pessoas de um lugar de culpa para um lugar perfeito da responsabilidade. Em primeiro lugar, nós nos tornamos responsáveis por nossos corpos. Em seguida, observamos nossos pensamentos e começamos a assumir a responsabilidade para o nosso diálogo interior. Eventualmente nós aceitamos a autoria de nossas próprias vidas em uma expressão de co-criatividade com o universo.

Certamente, os benefícios da Yoga vão além dessa lista … Yoga pode nos ajudar a experimentar o melhor da vida de sempre!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>