Por que a respiração é tão importante no Yoga?

Hatha Yoga pode ser vista como um treino completo para o sistema nervoso autônomo. Os sistemas nervosos simpáticos e parassimpáticos são ambos estimulados, por sua vez, durante dobramentos frontais (flexão) e  para trás (retro-flexão) , a contração muscular estimula a atividade simpática, assim como o processo real de alongamento. De repente, no final de uma postura, você é trazido de volta à linha de base. Você experimenta um sinal de relaxamento (parassimpático) à medida que seus músculos se relaxam da tensão e do alongamento.

Yoga treina a mente para lidar com Stress

O yoga envolve a entrada controlada em uma postura, mantendo a postura em completa quietude, depois uma liberação controlada. Ao passar por este treino, é preciso uma forte atividade do córtex pré-frontal para manter sua concentração e silêncio. À medida que você mantém uma postura, seu córtex pré-frontal contra balança  o sinal simpático elevado, pois mantém você focado. É assim que você treina sua mente para manter seu sinal de estresse sob controle. À medida que sua mente aprende como fazer isso, você melhora fora da sala de Yoga. Eventualmente, com a prática, você poderá manter o autocontrole nas situações mais estressantes.

Quando confrontado com este desafio de superar seu sinal simpático para se concentrar, você pode ajudar sua mente usando uma ferramenta simples à sua disposição: sua respiração.

Treine sua mente para manter seu sinal de estresse sob controle

Acoplamento respiratório-simpático

O coração e os pulmões têm um propósito comum em fornecer oxigênio ao redor do corpo. Os pulmões enchem caminhões com oxigênio e o coração empurra esses caminhões para a estrada em todo o corpo para entregá-lo. Faz sentido para o coração e os pulmões trabalhar juntos como uma equipe e sabemos que a atividade do coração muda à medida que o padrão de respiração muda.

O sistema nervoso autônomo controla o coração. O sistema nervoso simpático faz com que o coração bata mais rápido e mais forte e o sistema nervoso parassimpático faz o contrário. Quando o coração diminui em resposta a uma respiração lenta e profunda, ele faz isso devido a um sinal de sistema nervoso simpático reduzido sendo enviado ao coração.

Sempre que respiramos, um nervo chamado nervo frênico faz com que o diafragma se contrate, o que sugando ar em nossos pulmões. O nervo frênico é ligado e desligado por um gerador de sinal. Os nervos que controlam o processo de respiração fazem parte de uma parte da medula cerebral chamada “coluna respiratória ventral”. Dentro desta coluna encontra-se um circuito nervoso específico conhecido como “gerador de padrão central respiratório”. Também encontramos nervos que medem o sinal do nervo simpático (na medula ventrolateral rostral) nesta mesma região. Nós pensamos que a proximidade dos geradores de sinal de respiração e os nervos que medem sinais “simpatizantes” podem explicar por que um pode influenciar tão estreitamente o outro. A respiração muda o sinal simpático e o sinal simpático muda a forma como respiramos. Os dois estão estreitamente ligados.

Esta região também recebe informações dos receptores de pressão no pescoço e aorta (barorreceptores), bem como “alarmes” de dióxido de carbono espalhados pelo corpo. As posturas do Yoga também estimulam esses barorreceptores durante posturas

Respirando no Yoga

Quando se trata do Yoga, os efeitos simpáticos de redução de sinal da respiração profunda lenta complementam os esforços do córtex pré-frontal ao tentar concentrar-se, concentrar-se e alcançar um estado mental relaxado. A respiração é como uma ferramenta adicional para acalmar um sinal simpático.

Estudos

Embora não haja muitos estudos sobre o efeito de mudar o padrão de respiração no sinal simpático, os estudos que existem sugerem que poderemos controlar nossa respiração para derrubar nosso sinal nervoso simpático, pelo menos em alguns casos.

A respiração lenta e constante mostrou suprimir a atividade simpática da linha de base quando esta é alta. À medida que os pulmões se expandem durante a inspiração, o sinal simpático diminui. Reduzir a taxa de respiração reduz o sinal simpático. Em um experimento em pacientes com insuficiência cardíaca crônica que tendem a ter altos sinais simpáticos em repouso, reduzindo a taxa de respiração de 16 respirações por minuto para cerca de 7 respirações por minuto e respirando duas vezes o volume usual de ar resultou em uma redução da sinal simpático (como detectado no músculo), por um terço.

Uma pressão arterial alta pode ser um sinal de alto sinal simpático. Uma pressão arterial anormalmente alta pode ser reduzida através de uma respiração controlada. Em um pequeno estudo, tomar respirações lentas e profundas por apenas 5 minutos com uma taxa de 6 respirações por minuto trouxe altas pressões sanguíneas para baixo. Em outro estudo sobre pacientes com diabetes e pressão alta, as sessões de respiração guiada durante 12 minutos por dia durante dois meses reduziram o sinal simpático atingindo o coração (visto como índice de variabilidade da frequência cardíaca elevada) e reduzindo a pressão do pulso.

Yoga: um cenário especial

Durante o Yoga, vemos outra dinâmica interessante ocorrendo. À medida que passamos de uma postura para outra, às vezes estimulamos os receptores de pressão no pescoço (barorreceptores). Essa estimulação alimenta o gerador de sinal na medula, diminuindo o sinal simpático. Posições de flexão para frente farão isso. Se, quando estamos em uma curva para a frente, também respiramos lentamente e profundamente, vemos um efeito espetacular sobre o sinal simpático que vai ao coração. Uma jovem mulher foi submetida ao teste de ficar deitada e colocada para que sua cabeça estivesse 45 graus mais baixa do que seu coração.

Quando estava deitada, seu coração desacelerou enquanto respirava um pouco mais profundamente (um fenômeno conhecido como arritmia do seio respiratório). À medida que ela respirava 50% mais profundamente, sua arritmia dobrou, como seria de esperar. Quando deitado com a cabeça a 45 graus abaixo do coração, no entanto, essa relação tornou-se muito mais pronunciada. Nessa posição, arritmia atingiu 450% o nível na linha de base na posição plana . A superposição da posição da cabeça para baixo com volumes de respiração mais profundos resultou em uma arritmia extrema, uma variação extrema nos sinais simpáticos / parassimpáticos atingindo o coração, sugerindo que todos esses sinais atuam em sinergia, e sim de maneira simples e aditiva.

Sentindo o calor

Se você praticar Yoga e sente muito calor, você pode usar sua respiração ainda mais eficazmente para derrubar seu sinal simpático, pois o calor parece fazer o efeito da respiração no sinal simpático ainda mais forte!

Na prática

Inalar profundamente e trazer a taxa de respiração para baixo pode trazer o sinal simpático para baixo. Isso explica por que as técnicas respiratórias de Pranayama podem induzir um estado de relaxamento. Técnicas de respiração lenta e profunda podem reduzir temporariamente o sinal de estresse e até mesmo ajudar a atenuar uma resposta de estresse iminente. Concentrar-se na respiração durante a prática do Yoga pode ajudá-lo a alcançar o foco e a calma a  estimulação autonômica. Aprender a usar a respiração para ajudar a se concentrar e alcançar a calma pode ser retirado da sala de Yoga e colocar em prática no mundo real. Na sala de Yoga, você lembrará o sentimento de sua mente atingindo a concentração máxima em relação ao estresse e com a prática repetida, você poderá repetir essa façanha em qualquer lugar, a qualquer hora.

.

Um comentário

  • Faço prática de Ashtanga e a respiração de fato é muito importante. Gostei da matéria. A divulgação desses conhecimentos é de grande valia para os praticantes e para os que desejam mais informações sobre a prática de yoga

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>