Primeiro, eu quero agradecer a instrutora de Ashtanga Robin Feinberg por seu comentário no qual ela afirma: “… ‘quando as coisas ficam difíceis, Ashtanguis respiram mais fundo’; ‘como o controle e profundidade do Ujjayi, cresce a sua prática”, e para citar Sri K. Pattabhi Jois, ‘Ashtanga Yoga é 99% prática, e 1% teoria . Pratique e tudo está por vir. “…

Eu gostaria de focar a parte teórica da declaração do mestre Jois ‘, porque é a teoria que informa a prática. Como eu mencionei no artigo – Dica para uma respiração mais profunda no yoga–  para um princípio científico ser válido, tem que ser reproduzível por outros cientistas. Alguns dos mais incríveis são praticantes de Yoga são os de Ashtanga. Esta é uma evidência clara  que a teoria  informa a prática. Princípios de alinhamento do Mestre Iyengar tem uma base científica similar. Alinhar as articulações maximiza a congruência articular. Isto reduz a incidência de forças de reação conjuntas concentradas sobre uma pequena região da cartilagem e ajuda a prevenir lesões no yoga. O mesmo vale para o seu conselho sobre pranayama (veja abaixo).

Por acaso, eu procurei Pubmed e encontrei alguns artigos científicos que sustentam a segurança e eficácia de técnicas de respiração profunda, especialmente para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta). Eu compartilho com vocês aqui. A primeira discute os efeitos benéficos do exercício e treinamento respiratório para pacientes com hipertensão pulmonar grave. Os autores concluem: “Este estudo indica que o exercício e treinamento respiratório adicionais para o tratamento médico pode melhorar a capacidade de exercício e qualidade de vida , e que eles têm uma boa segurança a longo prazo …” A próxima conclui que ” Re-educação respiratória usando a técnica de respiração lenta parece ser um adjuvante útil para o controle cardiorrespiratório em pacientes hipertensos. “A terceira é intitulada” Controlando a respiração diminui a pressão arterial “(com certeza). Você pode clicar nos links para ler os artigos completos em inglês. Então, nós estamos começando a ver a confirmação que as práticas dos iogues vêm fazendo há algum tempo coisas emocionantes!

Tenha em mente que em algo tão poderoso como pranayama também pode ter efeitos adversos se praticado de forma imprudente. Você pode encontrar detalhes sobre estes efeitos e como evitá-los no BKS “Light on Pranayama” do Iyengar (a bíblia para pranayama). Eu também tive o privilégio de discutir a minha experiência pessoal de alguns desses efeitos com o próprio Yogacharya Iyengar (tremores, salivação, dor de cabeça). Ele me deu esta pérola: “Se você se sentir estes efeitos, finalize a prática do dia. Se você não senti-los, continuar com a sua prática. ”

Dica. . .

blog14

Outra forma de validar a teoria é um conceito conhecido como portabilidade. Em geral, algo que funciona em um laboratório deve trabalhar em outro (ou é suspeito). O que isso tem a ver com o Yoga? Teorias biomecânicas de som, como PNF e inibição recíproca, podem ser incorporados em qualquer estilo que você pratica e transportados entre os grupos musculares também. Em menor escala, o que expande o peito em uma postura deve trabalhar para permitir uma respiração mais profunda em outra .
Usando os músculos acessórios da respiração
para expandir o peito em Dandasana.
Vamos aplicar o conceito de portabilidade para a nossa prática. Experimente a sugestão para ativar os músculos acessórios da respiração que se ilustrado na Tadasana (ver “Uma dica legal para a respiração mais profunda no Yoga”) e aplique na postura Dandasana. Quando inalar, envolva o tríceps para estender os cotovelos e pressione as mãos no chão. Projete as escápulas em direção à linha média com os romboides e trapézio médio e, em seguida, tente arrastar as mãos para direções opostas  para ativar o serrátil anterior. Sinta a expansão do seu peito. Solte durante a sua expiração. Consulte aqui os detalhes da anatomia destes músculos, eles funcionam da mesma forma nesta como em outras posturas(um exemplo de portabilidade). nas outra publicações para ver como você pode usar a portabilidade para outros princípios biomecânicos, como a inibição recíproca e PNF.

 

Namaste,

 

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