Em nossa publicação anterior, discutimos como isquiotibiais (parte posterior da coxa) curto pode produzir hiperflexão da coluna lombar nos asanas de dobramento frontal como Uttanasana. Também ilustramos como liberar os tendões pode ajudar a evitar esse problema. Hoje vamos mostrar uma técnica simples, mas poderosa para usar um arco reflexo da medula espinhal para criar comprimento nos isquiotibiais.
Arco Reflexo da Medula Espinhal Arcos reflexos da medula espinal são compostos de um receptor do nervo sensorial localizado em ou perto do músculo, é uma ligação do nervo até a medula espinhal, um interneurônio no interior da medula espinhal, e um nervo aferente de volta para o músculo. O arco reflexo que desejamos usar para ganhar comprimento envolve o órgão tendinoso de Golgi. Este receptor está localizado na junção músculo tendínea e detecta as alterações na tensão muscular. O órgão tendinoso de Golgi sinaliza a medula espinhal quando a tensão aumenta. A medula espinhal informa o músculo a relaxar. Na essência, o arco reflexo cria “folga” para aliviar a tensão na junção músculo-tendão e ajuda a prevenir o tendão de rasgar.
Facilitação Neuromuscular proprioceptiva
Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) Medicina desportiva especialistas há muito tempo perceberam que o arco reflexo espinhal pode ser cuidadosamente manipulado para alongar os músculos. Usando este conhecimento, eles inventaram uma técnica chamada de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP), ou alongamento facilitado. É um  poderoso método para obter comprimento nos músculos para melhorar a flexibilidade. O Yoga utiliza alongamento, então porque não usar FNP em nossa prática para aprofundar os asanas?É importante lembrar que qualquer ferramenta, incluindo Yoga em si, é uma faca de dois gumes(como bisturi de um cirurgião). Se usada sem cuidado, pode causar ferimentos. Isto também é verdade para o alongamento facilitado. A chave para a utilização de técnicas como esta é aplicá-las devagar e com cuidado. Use menos força muscular, em vez de mais.Aplicar FNPAlongamento  facilitado trabalha da seguinte forma: após o aquecimento, posicionamos o músculo-alvo em um alongamento moderado . Isto estabelece “comprimento padrão” do músculo, uma medida no cérebro de quão longe o músculo pode alongar. Alongar um músculo produz tensão na junção músculo-tendão e estimula os órgãos tendinosos de Golgi na região. A chave para o FNP é então suavemente contrair o músculo em alongamento. Isto combina o evento biomecânica de posicionar o corpo em um trecho e o evento fisiológico de intencionalmente contrair o músculo esticando para amplificar a tensão na junção músculo-tendão. Os órgãos do tendão de Golgi disparar sinais mais intensamente, produzindo uma resposta de relaxamento poderoso. Em seguida, pare de contrair o músculo-alvo e “pegue a folga”, indo mais fundo no alongamento. O efeito é uma extensão nova ou “comprimento padrão” do músculo.

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