Yoga muitas vezes acontece em milímetros. Isto significa que relativamente pequenos ajustes podem produzir algumas das aberturas mais importantes e mudanças energéticas. Neste artigo, eu descrevo uma sugestão para refinar a pélvis no asana, Guerreiro I (Virabhadrasana I), concluindo com uma breve discussão sobre a biomecânica deste ajuste.

Aqui está a dica…

No Guerreiro I, fixe o pé de trás no tapete e tente arrastá-lo em direção à linha média (adução). Você vai se sentir a pelve projetando para frente “alinhando” com a perna da frente. Figuras 1 e 2 ilustram esta ação, com o efeito sobre a pélvis.

warrior1_backleg

Figura 1: Pressione o pé no tapete e, em seguida, tentar arrastá-lo em direção à linha média. Isto aciona o adutor magno.

Aqui esta a biomecânica desta dica…

No Guerreiro I, a perna de trás esta em extensão. O músculo principal motor desta ação é o glúteo máximo. Um dos sinérgicos para estender o quadril é o músculo adutor magno. Tentar arrastar o pé na direção da linha média envolve esse músculo na postura. O pé permanece tracionado no tapete e na verdade não move, no entanto a força de contrair o adutor magno diminui o ângulo entre o fêmur e a pelve como mostrado. O resultado é que a  pélvis move-se (em vez do pé se mover). Além disso, o quadril estende de forma mais eficaz. Tudo isto produz uma abertura única da  frente da pelve que se estende dos flexores do quadril , incluindo o músculo psoas (figura 3).

warrior1_footprints

Figura 2: Isso ilustra a contração do adutor magno, tentando arrastar o pé em direção à linha média. O tapete traciona o pé, e a força de contração move a pélvis.

warrior1_backleg_stretch

Figura 3: Isso ilustra os músculos flexores do quadril de trás alongamento.

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do Yoga…
Namastê

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>