No início da maior parte das aulas de Yoga, muitas vezes há um momento de sentar e buscar uma sensação inicial de calma e normalmente uma saudação de “Namaste”, seguido de um breve arco. Nós encontramos as raízes desse ritual no Pradipika, com Swami Swatmarama oferecendo apenas essas saudações ao seu guru, Adinath. É um ato de humildade, simbolizando a liberação do ego e da abertura para algo muito maior, a uma força superior. O Pradipika se afasta do raja yoga, prescrevendo uma prática que começa com shatkarmas e asanas, com asana agora envolvendo uma variedade de posturas corporais específicas que ajudam a abrir os nadis (canais de energia) e chakras (centros psíquicos) do corpo sutil. O objetivo final é o mesmo que no raja yoga: entrar em um estado de samadhi. Então, por que começar com asansas?

Os hatha yogues descobriram que através da prática dos asanas, alcançamos um delicado equilíbrio do corpo, mente e espírito. Seguindo as práticas de purificação shatkarma, asanas purificam ainda mais o corpo, criando o fogo interior para queimar as impurezas. Eles estimulam o aumento da circulação, revitalizam todos os órgãos do corpo, tonificam os músculos e ligamentos, estabilizando as articulações, criando leveza nos nervos e promovendo a melhoria do funcionamento de todos os sistemas do corpo. No primeiro verso do Pradipika sobre asana é dito “praticar asana cria firmeza no corpo e mente, saúde e leveza nos membros”. Ao profundamente purificar o corpo e cultivando firmeza, prana se move mais livremente, alimentando, curando, e integrando o corpo e a mente.

Como no Yoga Sutras, o Pradipika instrui para abrirmos e equilibrarmos o corpo através da prática de asana antes de começar com pranayama. Isto é ecoado por BKS Iyengar (que diz que, “se um iniciante não executa as posturas com perfeição, ele não pode se concentrar na respiração. Ele perde o equilíbrio e a profundidade dos asanas. Atingir firmeza e tranquilidade nos asanas antes de introduzir técnicas de respiração rítmica. “

No verso 33 do Pradipika, Swatmarama nos diz que “oitenta e quatro asanas foram ensinados por Lord Shiva.” Apenas quinze asanas são descritos no Pradipika. O Gheranda Samhita nos diz que Shiva ensinou 8.400.000 asanas ” pois existem tantos asanas quanto espécies de seres vivos.” A questão é que os asanas são infinitos, sublinhando uma prática que é sobre o processo, em vez de a realização de alguma forma perfeita preconcebida. O Gheranda Samhitâ descreve dezessete asanas, em adição aos quinze encontrados no Pradipikâ. Vários deles são muito pequenas variações sobre um ao outro (como uma mudança na posição da mão ou olhar). Mesmo que os asanas tenham os mesmos nomes como alguns encontrados no Pradipika, vários têm pequenas variações na Gheranda Samhita. Durante todo o desenvolvimento contínuo do Hatha yoga, a descrição específica e forma dos asanas iriam mudar, com o mesmo nome, muitas vezes dado a muito diferentes posturas físicas.

Nenhuma dessas escrituras oferecem instruções detalhadas sobre técnicas dos asanas. Quatro asanas são mencionados como “mais importantes” no Pradipika, Padmasana (Postura do  Lotus) recebe de longe a explicação mais detalhada, que para os padrões de hoje é surpreendentemente breve:

  • Colocar o pé direito sobre a coxa esquerda eAsana
  • Da esquerda pé sobre a coxa direita,
  • Cruzar as mãos atrás das costas e segurar firmemente os dedos dos pés.
  • Pressione o queixo contra o peito e olhar para a ponta do nariz.

“Há alguns versos que dizem que” as pessoas comuns não podem alcançar essa postura, apenas os poucos sábios nesta terra podem” . Enquanto a sabedoria não é provavelmente o que mais determina quem pode ou não pode fazer alguns asanas, a complexidade da técnica dos asanas e clareza da instrução no desenvolvimento mais recente do Hatha yoga certamente fez esta postura e outras acessíveis a um mundo em constante expansão de praticantes, sábios ou não. Ainda assim, não seria até meados do século XX que o processo de praticar asanas seriam descritos em maior detalhe do que durante o século XV.

Em contraste com a sua pouca discussão sobre asanas, tanto no Gheranda Samhita como no Pradipika fornecem orientações muito detalhada sobre a prática de pranayama, começando com declarações sobre como prana e mente estão intrinsecamente ligados: “ao passar o prana, chitta (a faculdade mental) se move. Quando prana não se move, chitta fica sem movimento. Por isso, o yogue alcança estabilidade e deve restringir o vayu (ar) “. As técnicas específicas são explicadas, incluindo a definição, estação, localização, ritmo, retenção, vários métodos com narinas alternadas, o uso de bandhas e mudras.

Comments